Organizações do campo discutem estratégias para plebiscito popular

Organizações com luta focada na reforma agrária debatem estratégias para a realização de plebiscito popular sobre limite de propriedade da terra. Os debates integram a programação da Plenária Nacional sobre o plebiscito, iniciada nesta quinta-feira (8), no Centro Cultural Missionário, em Brasília, e reúne cerca de 60 pessoas, representando 26 entidades de 22 estados e do Distrito Federal.

A Contag, que integra o Fórum Nacional da Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), participa da plenária representada pela Secretaria de Política Agrária e pela Assessoria de Comunicação.

O evento foi aberto com reflexão sobre luta dos povos do campo e da floresta peoa direito à terra, seguida de análise de conjuntura sobre a perspectiva da política agrária e agrícola nacional, e do resgate da história da campanha pelo limite da propriedade da terra.

Os participantes foram divididos em grupos de trabalhos para planejarem  sistemática de realização da consulta popular por região. "O compromisso da Contag com a reforma agrária é histórico e vai ser reafirmado com esse plebiscito", disse a secretária de Mulheres da Contag e secretária de Meio Ambiente da CUT, Carmem Foro.  

Ela ressalta que, por acontecer cerca 30 dias antes das eleições, o plebiscito precisa envolver toda sociedade brasileira, e não apenas ser pautado pelos movimentos do campo.

"Um plebiscito como este precisa revelar como a sociedade pensa o tema e a necessidade de ter esse limite, visto que o Brasil é um lugar fértil para a produção e, do ponto de vista de uma reforma agrária estruturante, precisamos que os trabalhadores e trabalhadoras rurais tenham terra para morar e produzir", disse a dirigente.

Carmem Foro acentuou que a CUT também está envolvida no plebiscito "e a nossa tarefa é fortalecer esse debate entre nós, rurais, mas articular e envolver também os sindicatos urbanos, e outras centrais sindicais, no debate da reforma agrária como uma questão estruturante de uma proposta de desenvolvimento pro País".

Os debates prosseguem nesta sexta-feira (9), com a elaboração do planejamento estratégico do plebiscito.

Menu Administrativo