Elas lutam, encantam e cantam: “Mulher sai desta cozinha, vem ocupar seu lugar”

img
Pode até parecer repetitivo falar da importância de o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) beber na fonte de sua história, para vencer os desafios que se apresentam na atual conjuntura. No entanto, não é demais reforçar que somente essa capacidade de aprender com a caminhada é capaz de pontecializar as lutas do MSTTR e ampliar as conquistas para o campo. Essa foi uma das constatações feitas pelas trabalhadoras rurais que participaram dos três encontros regionais realizados pela Diretoria de Política para as Mulheres da Fetape, e que foram finalizados nesta sexta-feira (16), com a atividade do Agreste, no município de Garanhuns.

 
“É uma emoção muito grande a gente lembrar como foi iniciada a luta das mulheres e como está hoje. Chama a atenção o que conseguimos avançar no Movimento, e a importância de agora termos mulheres, jovens e idosos mais atuantes, inclusive mais presentes na direção dos Sindicatos. Antes só os homens formavam a diretoria”, comenta dona Severina Cecília de Lima Cabral, 72 anos, integrante da Direção do Sindicato de Surubim, que há mais de 30 anos participa do MSTTR.
 
Os Encontros Regionais de Mulheres Trabalhadoras Rurais aprofundaram debates estruturantes para as mulheres do campo, com destaque para as questões relacionadas à paridade dentro do Movimento e à participação das mulheres no sistema político brasileiro. Nesse contexto, foram “colocadas na roda” diferentes questões, a exemplo do que simbolizou termos conseguido eleger uma mulher como presidenta e, especialmente, o Golpe dado por um Congresso conservador, machista e burguês, para tirá-la do poder.
 
A realização dos regionais também contribuiu para que a Diretoria de Política para as Mulheres percebesse algumas estratégias que os Polos Sindicais estabelecem como essenciais para fortalecer a organização das trabalhadoras rurais. Entre elas estão a criação de Comissões de Mulheres onde não existem e o fortalecimento das existentes; a ampliação da participação das mulheres nos espaços políticos do Movimento Sindical, mas também nos relacionados à política partidária; e a multiplicação, junto às bases, dos debates estruturantes que foram feitos durante esses encontros, atingindo ainda mais mulheres.
 
Todo o material histórico produzido pelas mulheres e apresentado durante os encontros será organizado, em um acervo, pela Diretoria de Mulheres, pois há toda uma preocupação com a preservação da memória, já que as trabalhadoras rurais de Pernambuco têm contribuído diretamente para transformações positivas que foram realizadas no Brasil e na América Latina, nos últimos tempos.

“Ao finalizarmos esses encontros, foi possível perceber, nas três regiões, que há uma necessidade de retomarmos o processo de formação e organização das mulheres, que ocorreu de forma muito forte durante um período; depois ficou adormecido, e que tem sido reanimado. Por isso, é necessário identificarmos a forma de darmos continuidade a esse trabalho, para que ele não se quebre, não esfrie, não pare pelo caminho”, analisa da diretora de Mulheres, Jenusi Marques.

Como desafio, ela percebe que um dos maiores é fazer chegar toda essa discussão a outras trabalhadoras, principalmente por meio das comissões municipais de mulheres. “O que ficou para mim, de forma muito marcante, é a força que as mulheres têm e o quanto precisamos fortalecer, ainda mais, umas às outras, nessa caminhada”, destaca.
 
Jenusi pontua ainda que os debates ocorridos nas atividades deixaram claro o quanto a paridade é significativa não só para a vida das mulheres, mas para todo o Movimento Sindical. “A partir dos regionais, vamos conseguir levar essa discussão para os nossos conselhos de forma realista, pé no chão, mas também muito leve. Hoje, tenho certeza disso”, finaliza.

Os três Encontros Regionais, que envolveram mais de 200 participantes, dos 10 Polos Sindicais, contribuíram, ainda, para a preparação das mulheres para o 7º Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras Rurais, e para a Plenária Nacional e o Congresso Nacional da Contag, previstos para 2017.

Menu Administrativo