Cooperação Internacional, agroecologia e soberania alimentar e nutricional são temas de curso na CONTAG

O que significa cooperação internacional e qual a importância dela para fortalecer um projeto de desenvolvimento solidário e sustentável, que garanta a soberania alimentar e nutricional das nações, com a produção de alimento realizada em princípios da agroecologia, do respeito ao meio ambiente e da cultura de cada país?
 
Essa é uma das reflexões levantadas pelo primeiro módulo do Curso Nacional de Formação em Cooperação Internacional para Promoção da Agroecologia e Soberania Alimentar e Nutricional promovido pela Vice-presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG entre os dias 21 e 23 de setembro, em Brasília (DF). O curso reúne dirigentes e lideranças sindicais, trabalhadores e trabalhadoras rurais, assessores e assessoras de Federações da Agricultura Familiar, além de dirigentes sindicais da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados(as) Rurais (CONTAR), num total de 50 participantes.

O principal objetivo do curso é proporcionar formação sindical para a qualificação e empoderamento político para atuação em espaços internacionais. Para isso, o curso visa capacitar os(as) participantes nos programas de cooperação internacional para a agricultura familiar, com enfoque em soberania alimentar e nutricional e agroecologia. 
 
Para o vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da CONTAG, Willian Clementino Matias, é preciso garantir aos integrantes do MSTTR o domínio sobre o tema, para que seja possível atravessar as fronteiras levando o debate e a experiência da agricultura familiar brasileira. “Dessa forma poderemos construir com outros países, especialmente da América Latina e Caribe, uma estratégia conjunta para garantir o desenvolvimento rural solidário e sustentável, no qual as nações garantam a própria soberania alimentar e nutricional, sem depender das grandes corporações que controlam o mercado mundial de alimentos  e visam principalmente o lucro, e não a saúde e o bem estar das pessoas e dos produtores de alimentos”, afirma Willian Clementino. 

O curso é dividido em três módulos. O primeiro, realizado nesta semana, tem como tema Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional. O segundo módulo falará sobre Soberania Alimentar e Cooperação/ Relação Internacional na Produção Familiar e Comercialização; e o terceiro módulo será sobre Soberania Alimentar e Cooperação/Relação Internacional com enfoque na Agroecologia.
 
Neste primeiro módulo, os participantes aprofundarão a discussão sobre a atuação Internacional do Brasil para a garantia da soberania alimentar, sobre a agenda Política internacional do MSTTR nos espaços de integração internacional, além de compreender o que é uma cooperação internacional, os tipos de cooperação, e a importância para o MSTTR. Outros temas que serão abordados nos próximos três dias serão a incidência internacional do Brasil na proteção dos direitos humanos e direitos do(a ) trabalhador(a), e também o sobre os trabalhadores(as) rurais assalariados(as) nos debates internacionais.  Foram convidados representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), do Ministério do Trabalho e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Menu Administrativo