Abertura das Oficinas e Cursos Regionais de Formação Política.

img
O 6º Itinerário Formativo da ENFOC segue sua jornada em 2017 com a realização das Oficinas de Autoformação e Cursos Regionais de Formação Política nas 5 regiões brasileiras.
 
Neste mês de abril, será realizado as Oficinas de Autoformação que tem como objetivo aprofundar as temáticas e metodologias a serem trabalhadas nos Cursos Regionais e construir coletivamente a matriz pedagógica dos módulos. 

Os Cursos Regionais estão previstos para iniciar em maio/2017 e seguirá a estratégia formativa de alternância de tempos e espaços - tempo escola e tempo comunidade, que se estrutura a partir de três eixos pedagógicos: memória, identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade, e estes articulam três unidades temáticas: Estado, Sociedade e Ideologia; Vida Sindical - História, Concepção e Prática Sindical; Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Tanto os eixos como as unidades contém um conjunto de conteúdos, desenvolvidos em diálogo com os contextos históricos e da atualidade, observando as realidades, diversidades e demandas do MSTTR e dos sujeitos políticos que compõe cada turma. 

Os Cursos são realizados em três módulos que articulam momentos presenciais (tempo escola) e atividades intermódulos (tempo comunidade) desenvolvidas na Plataforma Moodle. A Plataforma Moodle é um ambiente virtual de aprendizagem que proporciona interação entre educandos(as) e educadores(as) no tempo comunidade e aprimora vivências durante o tempo escola. 

A inclusão das tecnologias nos processos formativos da ENFOC teve início em 2016, durante o Curso Nacional - 6ª Turma e contribuiu para dar mais qualidade às atividades do intermódulo, possibilitando a continuidade dos estudos e reflexões, a troca de vivências e construção coletiva do conhecimento, fortalecendo ainda mais o compromisso com a integralidade do processo formativo. 

Menu Administrativo