Coletivos Nacionais de Políticas Sociais, Formação e Organização Sindical, Juventude Rural e Terceira Idade estão reunidos em Brasília

Acontecem nesta segunda e terça-feira (24 e 25 de abril) as últimas reuniões de Coletivos da atual Gestão da CONTAG, já que a posse da nova Diretoria será na próxima quinta-feira, dia 27 de abril. Estão reunidos dirigentes da CONTAG e das Federações para os Coletivos de Políticas Sociais, de Formação e Organização Sindical, de Terceira Idade e a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. A maioria deles abordará questões emergenciais que precisam de posicionamento do Movimento Sindical, bem como será uma espécie de transição com os(as) novos(as) dirigentes sobre o andamento das ações nacionais e estaduais.

Veja a seguir a programação de cada Coletivo:

POLÍTICAS SOCIAIS

O Cadastro Nacional de Informações Sociais específico para trabalhadores(as) rurais, o CNIS-Rural), é o grande destaque do Coletivo de Políticas Sociais. A equipe do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que desenvolveu o cadastro detalhará aos dirigentes sindicais e assessores presentes todos os processos para a inserção das informações no sistema digital.

“O CNIS-Rural é fruto de uma intensa luta do movimento sindical para garantir que as informações dos segurados especiais estejam disponíveis de forma completa e fácil, para evitar que os(as) trabalhadores(as) tenham que juntar por anos toda uma papelada para comprovar suas contribuições e sua atividade rural. Agora estará tudo informatizado, organizado e com fácil acesso. Para isso, precisamos do trabalho intenso dos sindicatos para fazer o cadastramento de forma correta, especialmente neste momento em que existe o risco de mudanças na Previdência Social Rural. Temos que trabalhar cada vez mais unidos para garantir o direito à aposentadoria dos(as) trabalhadores(as) rurais”, afirmou o secretário de Políticas Sociais da CONTAG, José Wilson Gonçalves.

A programação do Coletivo prevê ainda o resgate da luta contra o desmonte da Previdência Social e a discussão sobre os desafios da secretaria nas áreas de educação do campo, proteção infanto-juvenil e saúde. Há previsão ainda de debate sobre a reforma política em tramitação no Congresso Nacional, para que haja informação sobre o que será votado pelos parlamentares.

Para o presidente da CONTAG, Alberto Broch, estamos em um momento de decisões muito importantes no Congresso Nacional e a mobilização junto aos deputados(as), prefeitos e vereadores deve se intensificar ainda mais. “Precisamos deixar claro que essa reforma da Previdência Social proposta afetará negativamente todo o nosso país”, afirmou Broch.

FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Aqui o momento foi de desejar boas vindas e apresentar a todos(as) que fazem o Coletivo Nacional de Formação e Organização Sindical da CONTAG o novo secretário da pasta, gestão (2017 – 2021). 
“Desejamos boas vindas ao novo secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG Carlos Augusto Santos Silva (Guto). Guto, este é o nosso Coletivo! Com estas companheiras e companheiros temos somado esforços diante dos desafios que temos enfrentado, e com eles e elas também compartilhamos todas as nossas conquistas. Portanto, quero aproveitar o momento para agradecer a cada um(a) de vocês que conosco estiveram nos últimos anos, construindo os rumos da nossa categoria de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Aproveito a oportunidade para dizer ao companheiro Guto que estamos à disposição no que você precisar em relação à Formação e Organização Sindical”, destacou o atual secretário de Formação e Organização da CONTAG Juraci Souto.

Na pauta debatida do Coletivo, estão: os procedimentos jurídicos referentes ao registro sindical e as mudanças que ocorreram no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), após o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Já no que se refere à Formação Sindical, o Coletivo compartilhou informações sobre as Oficinas Regionais e dialogou sobre como estão os Cursos da ENFOC nas Regionais, nos estados e sobre o Encontro Nacional de Formação (ENAFOR).

JUVENTUDE RURAL

Juventude Rural PRESENTE!!!! Isso mesmo... Em cada fala dos(as) dirigentes que fazem a Comissão Nacional de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, a vontade de contribuir com as propostas para o meio rural é nítida. Eles e elas querem garantir a conquista das cotas, participação nos espaços políticos do Movimento Sindical (Sindicatos, Federações, Regionais e CONTAG), manter e ampliar conquistas que dignifiquem os(as) jovens do meio rural.

Então... Sem perder tempo, a juventude se debruçou a debater o Plano de Lutas do 12º Congresso da CONTAG, aproveitando para avaliar a 3ª Plenária Nacional de Jovens e o 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares e contemplar informes sobre o Projeto CONTAG/SENAR – 2017; reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG e as várias atividades realizadas pela Juventude nos estados.

“Este é um momento de avaliar e propor novas ações e políticas para atender nossas demandas específicas da Juventude Rural, sobretudo as propostas levantadas durante o 12º Congresso da CONTAG. Por isso, temos aproveitado para escutar a Comissão Nacional de Jovens da CONTAG, sobre todos os temas do documento base (Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena; Ações Políticas da Agricultura Familiar na Reaf, CPLP, Celac, Mercosul, Unasul e ProSavana; Relações e alianças com as Centrais Sindicais CUT e CTB; Cumprimento da paridade e gênero nas Direções das FETAGs e da política de cotas de, no mínimo, 30% de mulheres na Direção dos Sindicatos, até que seja implementada a paridade em todas as instâncias do Movimento Sindical; entre outros pontos de pauta). Aproveito ainda para apresentar a nova secretária de Jovens da CONTAG Mônica Bufon Augusto, e para agradecer a cada um(a) de vocês que toparam construir conosco nos últimos anos os rumos da juventude rural. Os(as) levarei para sempre em minhas melhores referências de militância e no meu coração”, destacou a atual secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais.

TERCEIRA IDADE

A abertura ocorreu no início da tarde e, em seguida, foi feita uma avaliação da Gestão 2013-2017 e das propostas aprovadas no 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR) que tenham relação ou impactam diretamente na vida da terceira idade e idosos(as) rurais.

Para amanhã (25), a programação prevê a construção da estratégia de formação específica para os(as) trabalhadores(as) rurais da terceira idade e idosos(as); socialização sobre o Projeto CONTAG/ SENAR; planejamento das ações estratégicas para o quadriênio 2017-2021; avaliação e encaminhamentos finais.

A secretária de Terceira Idade da CONTAG, Lucia Moura, está com grandes expectativas para a última reunião do Coletivo da sua gestão. “Como é um Coletivo com caráter avaliativo, vamos fazer a avaliação e o planejamento para os próximos quatro anos. Espero que seja um momento importante, de ver o que realizamos, o que avançamos de resolução para os idosos e idosos no 12º Congresso da CONTAG, o que temos de desafio e planejar estratégias para o próximo período. Já conseguimos identificar um resultado muito bom da atual gestão e do Coletivo como um todo e destacamos o quanto conseguimos dar visibilidade para os trabalhadores e trabalhadoras rurais da terceira idade e idosos(as) como sujeitos de fato e de direito no meio rural brasileiro.”

Menu Administrativo