Pernambuco - Formação a serviço do fortalecimento da ação de base

O Polo Sindical do Agreste Setentrional recebe, a partir de hoje, o 1º Curso Regional de Formação Social da Enfoc. A atividade é parte da estratégia de multiplicação criativa da Fetape, que ocorre sob a coordenação da Diretoria de Organização e Formação Sindical. A iniciativa reunirá 30 participantes, entre homens, mulheres, jovens e pessoas da terceira idade. Para qualificar a ação, dezessete integrantes da Rede de Educadores/as Populares do estado foram chamados/as a contribuir com todas as etapas do curso.
 
Neste 1º Módulo, o tema trabalhado é “Formação social e projetos de sociedade em disputa ao longo da história da humanidade”. As experiências de vida dos/as educandos/as, em suas comunidades e municípios, são a base para o início dos debates sobre o assunto. 
O curso tem como objetivo proporcionar uma formação política para lideranças que estejam atuando mais próximas às comunidades rurais, e dirigentes sindicais, visando fortalecer e qualificar a atuação dessas pessoas, nos mais diferentes espaços, em defesa do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical Rural. 

Em Pernambuco, já integram a Rede de Educadores/as Populares, 502 pessoas, de diferentes regiões.  “Só em 2016, concluímos mais três turmas do Itinerário Formativo da Enfoc nos Polos Sindicais. Essa foi uma decisão muito acertada da atual gestão da Fetape, que optou em fortalecer a ação de base, promovendo os cursos nos locais onde os homens e mulheres vivem e produzem. Este ano, daremos continuidade com mais quatro turmas. No Agreste Setentrional, temos certeza, a atividade também será um grande sucesso. A formação é, sem dúvida, o caminho para qualificar nossas lideranças e termos um Movimento Sindical Rural cada vez mais forte”, avalia o Diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas.

Além do Agreste Setentrional, receberão o curso os Polos do Sertão do São Francisco, do Sertão Central e a Zona da Mata.

Menu Administrativo