Zona da Mata de Pernambuco: Alegria e Solidariedade dão o tom do 1º Módulo do Curso da Enfoc na Região

img
Começa, nesta terça-feira (06/06), o Itinerário Formativo Regional/PE da Enfoc, que envolve os Polos Sindicais da Zona da Mata. A atividade, que acontece no Centro Social da Fetaepe, em Ribeirão,  contará com  lideranças sindicais e comunitárias das Matas Norte e Sul.  “Iniciamos mais esse curso, com o espírito de alegria e solidariedade. Entendemos que ele contribuirá efetivamente para o fortalecimento e organização da ação sindical nessa região, já que essa iniciativa traz, em sua essência, um processo de animação da REDE de Educadores/as Populares dos Polos, e se realiza integrando as Diretorias da nossa Fetape e a Featape”, afirma o diretor de Organização e Formação da Fetape, responsável pela coordenação do curso,  Adelson Freitas

Essa proposta de trabalhar os processos formativos também nos Polos Sindicais está no Planejamento Estratégico da Federação para esta gestão, e teve início em 2015, sempre com o apoio da Escola Nacional de Formação da Contag.  Na Zona da Mata, os 53 Sindicatos devem mandar representações, que irão debater, neste módulo, a formação dos sujeitos da região e como funciona a sociedade em que vivemos.
 
A Zona da Mata é, historicamente, uma importante Região para a formação do Sindicalismo. Nela, ocorreram as primeiras lutas sindicais rurais. Entretanto, há um descaso, também histórico, dos governos, com essa região, que tem feito com que seu povo passe por muitas dificuldades. Isso sem contar, as enchentes que, de tempo em tempo, têm causado muito sofrimento às famílias.

“Com um espírito de solidariedade e união, este módulo do curso se integra à CAMPANHA SOLIDÁRIA de arrecadação de alimentos e materiais, promovida pela Fetape e Fetaepe, para as vítimas das enchentes que ocorreram no mês de maio, na Zona da Mata e Agreste. Na ocasião, também será reforçada a necessidade de arrecadação de recursos financeiros para reconstrução de três Sindicatos, que tiveram suas sedes atingidas”, lembra Adelson.

Objetivo - O Itinerário Formativo da Enfoc nos Polos Sindicais de Pernambuco tem como objetivo proporcionar uma formação política para dirigentes sindicais e lideranças que tenham uma atuação próxima das comunidades rurais, visando fortalecer e qualificar o trabalho dessas pessoas, nos mais diferentes espaços, em defesa do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical Rural.O curso tem três módulos. 

Menu Administrativo