NOTA DA CONTAG: Por Diretas já! Nenhum Direito a Menos! E Fora Temer!!!

img
O Brasil passa por um momento de crise política, econômica, social e institucional. 
 
Dados recentes registram mais de 14 milhões de trabalhadores desempregados durante o governo Temer; um recorde na série histórica do IBGE. Este mesmo governo é reprovado por 89% da população brasileira, que reivindica eleições diretas para substituir Temer, de acordo com pesquisa da CUT/Vox Populi, realizada entre os dias 2 e 4 de junho.
 
Entre os muitos motivos da rejeição ao governo Temer estão as emendas à Constituição que retiram direitos da população e dos trabalhadores(as), como a PEC 55, que se transformou na emenda à Constituição 95/2016, congelando por 20 anos os gastos do governo nas áreas sociais, e as propostas de “reformas” previdenciária e trabalhista. 
 
Agravando o quadro político do Brasil, divulgações recentes registraram nacional e internacionalmente a ligação direta do presidente Temer a situações e pessoas envolvidas em atos de corrupção e obstrução da justiça.
 
Diante deste cenário, a CONTAG entende que só a eleição direta é capaz de restabelecer legitimidade ao sistema político, e construir um Brasil livre e democrático. 
 
Para a Diretoria da Confederação, não se pode afirmar que a antecipação das eleições seja inconstitucional. A eleição indireta de um presidente em nada contribuiria para resolução da atual crise. Dada a gravidade da situação, cabe ao Congresso discutir e aprovar, em caráter emergencial, a emenda que possibilita as eleições diretas.
 
A CONTAG, Federações e Sindicatos seguem participando de importantes agendas de mobilização e resistência. Recentemente, passamos a integrar a Frente Ampla Nacional pelas Diretas; construímos o Plano Popular de Emergência e Ato em Defesa das Diretas Já e apoiamos a Frente Parlamentar em Defesa das Diretas. 
 
Aproveitamos para convocar a todos(as) para tomar as ruas e fazer de 20 de junho mais um Dia de Luta. E, no dia 30, vamos parar mais uma vez o Brasil com a nova GREVE GERAL.
 
Vamos juntos participar das Mobilizações com as Frentes e as Centrais Sindicais, nos estados, nos municípios, em todos os cantos do Brasil, com Atos pelas Diretas já! Nenhum Direito a Menos! E Fora Temer!!! 

Menu Administrativo