2º Módulo da Enfoc/PE no Agreste Setentrional resgata a história do sindicalismo na região

Com o tema “Vida Sindical, História, Concepção e Prática” será iniciado, a partir de hoje (20), em Orobó, o 2º Módulo do Itinerário Formativo Regional da Enfoc (Escola Nacional de Formação da Contag)//PE no Polo Agreste Setentrional.  Para esta etapa do curso, que vai até a próxima quinta, os/as 22 educandos/as deverão trazer os resultados dos trabalhos de base encaminhados no módulo anterior, que vão desde a constituição de um Grupo de Estudos Sindicais (GES) em sua cidade; até a realização de uma pesquisa sobre a história da fundação do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR) do município e  sua atuação nos dias de hoje.

“Estamos iniciando este novo módulo com muito mais entusiasmo, pois a turma é muito qualificada e representa a diversidade do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). Isso, com certeza, nos levará a promover intensos debates sobre a vida, a ação e a prática sindical, que é justamente o conteúdo do segundo módulo do curso. Este é um momento propício de aprofundarmos discussões, que contribuirão para o fortalecimento do MSTTR, ampliando a sua representatividade, e nos deixando mais fortes para enfrentarmos dos desafios internos e externos”, afirma o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas.

O Itinerário Formativo da Enfoc nos Polos Sindicais de Pernambuco tem como objetivo proporcionar uma formação política para dirigentes sindicais e lideranças que tenham uma atuação próxima das comunidades rurais, visando fortalecer e qualificar o trabalho dessas pessoas, nos mais diferentes espaços, em defesa do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical Rural. O curso tem três módulos e conta, sempre, no planejamento e realização, com a colaboração direta da Rede de Educadores/as Populares do estado. No mês de julho, acontecerão os segundos módulos dos cursos do Sertão Central, Sertão do São Francisco e Zona da Mata.

Menu Administrativo