NOTA DA CONTAG: Vitória dos trabalhadores(as) no Senado

img
A CONTAG celebra a rejeição na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado nesta terça-feira (20), por 10 votos a 9, ao relatório da reforma trabalhista elaborado pelo senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES).
 
No lugar do parecer de Ferraço, a comissão aprovou o voto do senador Paulo Paim (PT-RS), que recomenda a rejeição total da “Reforma” Trabalhista.
 
Para a Confederação, o resultado foi extremamente positivo diante do atual cenário de retirada de direitos que vive o Brasil, com o governo Temer e seus aliados(as) no Congresso Nacional. “Ter a proposta barrada no Senado mostra que no Parlamento há quem pensa, defende e entende que a ‘Reforma’ Trabalhista é extremamente prejudicial à classe trabalhadora e à Nação brasileira. Todos os Senadores(as), sem exceção, precisam entender que eles(as) não podem escrever os seus nomes na história como quem deu o maior prejuízo ao povo brasileiro. Como quem não levou em consideração anos de caminhada, garra e luta por direitos”, afirma o presidente da CONTAG, Aristides Santos. 
 
O resultado só nos convoca mais uma vez para continuarmos na caminhada pela manutenção e conquista dos direitos trabalhistas e previdenciários, e por democracia. Intensificando nossa agenda de luta através de Audiências Públicas no Senado Federal, na Câmara Federal, nas Assembleias Legislativas dos Estados. Com mobilizações nos municípios e nas comunidades. Reforçando nossa resistência unitária e popular com as nossas 27 Federações, nossos mais de 4 mil Sindicatos filiados, com as Centrais Sindicais (CUT/CTB), Frentes Brasil Popular, CNBB, artistas, intelectuais, entre outras organizações que têm compromisso com o futuro da nossa Nação.  
 
Ressaltamos que a rejeição do texto da “Reforma Trabalhista” na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado também representa uma importante derrota do presidente Temer e do seu projeto de PRECARIZAÇÃO das relações de trabalho, que abre a possibilidade da negociação direta entre empregador e empregado, desprezando o papel do Sindicato na negociação coletiva, que tenta desmontar a estrutura sindical brasileira. 
 
O PLC 38/2017 segue agora para ser discutido na Comissão de Constituição e Justiça e depois vai para o plenário do Senado. 
 
Veja os senadores que votaram CONTRA OS TRABALHADORES(AS):
 
Waldermir Moka (PMDB) - Sim
Elmano Férrer (PMDB) - Sim
Airton Sandoval (PMDB) - Sim
Cidinho Santos (PR) - Sim
Vicentinho Alves (PR) - Sim 
Dalirio Beber (PSDB) - Sim 
Flexa Ribeiro (PSDB) - Sim
Ricardo Ferraço (PSDB) - Sim
Ana Amélia (PP) – Sim
 
 
Veja os senadores(as) que disseram NÃO ao desmonte de DIREITOS dos trabalhadores (as):
 
Ângela Portela (PDT) - Não
Humberto Costa (PT) - Não
Paulo Paim (PT) - Não
Paulo Rocha (PT) - Não
Regina Sousa (PT) - Não 
Eduardo Amorim (PSDB) - Não
Hélio José (PMDB) - Não 
Lídice da Mata (PSB) - Não
Randolfe Rodrigues (REDE) - Não 
Otto Alencar (PSD) - Não

Menu Administrativo