ENFOC Pernambuco- Mais uma etapa do curso, mais uma oportunidade de trocar experiências

img
Uma rede que não para de “balançar” e que vai ganhando força por multiplicar os seus nós a serviço  das lutas do campo. Essa é a Rede de Educadores/as Populares de Pernambuco, que, hoje, envolve centenas de participantes, entre homens, mulheres, jovens e idosos/as. E nos próximos dias, mais alguns passos serão dados nessa caminhada, com a realização do segundo módulo dos cursos de Formação Social da Enfoc nos Polos Sindicais do Sertão Central (17 a 20/07), Sertão do São Francisco (24 a 27/07) e Zona da Mata (31/07 a 03/08). Nessa etapa, será aprofundado o debate sobre “História, Vida e Prática Sindical”.
 
Para o diretor de Organização e Formação Sindical da FETAPE, Adelson Freitas, responsável pela coordenação da iniciativa, o sucesso dos primeiros módulos nessas regiões já mostrou que serão vivenciados, em cada etapa, momentos muito importantes para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). “Apesar da distância geográfica, essas regiões estão próximas na luta e na organização dos homens e mulheres do campo”, avaliou.
 
Ele também destacou: “Promover os cursos da Enfoc nos Polos Sindicais tem nos ensinado que a formação política junto à BASE e a organização sindical devem caminhar juntas, pois a história nos mostra que, quanto mais conscientes do nosso papel, mais organizados ficamos e, assim, temos condições para enfrentar o atual momento político do país, e para aumentar a nossa representatividade”.
 
No segundo módulo, o curso aprofunda a discussão sobre ação e a prática sindical, partindo sempre da pesquisa trazida pelos/as educandos/as sobre a realidade de cada Sindicato. Nesse momento, e com a contribuição de pessoas que viveram essa história (memórias vivas), é feita uma linha do tempo da caminhada do Movimento Sindical Rural em cada região. Também nessa etapa, aborda-se  o momento atual do sindicalismo brasileiro,  estudando as deliberações aprovadas no 12º Congresso da Contag.
 
O Itinerário Formativo da Enfoc nos Polos Sindicais de Pernambuco tem como objetivo proporcionar uma formação política para dirigentes sindicais e lideranças que tenham uma atuação próxima das comunidades rurais, visando fortalecer e qualificar o trabalho dessas pessoas, nos mais diferentes espaços, em defesa do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical Rural.

NÚMEROS
Nos três Polos, são 57 educadores /as populares envolvidos na preparação dos cursos  
90 Educandos/as participam do curso nas três regiões. 

Menu Administrativo