Região Sul realiza Curso de Formação Política

Com o objetivo de proporcionar uma formação política militante que fortalece e qualifique as lutas do MSTTR na região Sul do Brasil, a CONTAG, por meio da Escola Nacional de Formação (ENFOC) deu inicio ontem (25) ao 1º Módulo do Curso de Formação Política envolvendo lideranças do Movimento dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O curso acontece na cidade de Florianópolis /SC e vai até o dia 31 de julho do presente ano.

O curso é realizado em três módulos, neste primeiro módulo, estuda-se a formação do campesinato e a ocupação territorial e colonização da Região Sul,  a relação entre estado e sociedade, a partir da perspectiva histórica até os dias atuais e a origem do patriarcado e suas expressões na contemporaneidade, além de vários momentos de vivências sobre a construção da identidade coletiva, a mística como mobilizadora do sentido das lutas e a sistematização como estratégia de construção coletiva do conhecimento. 

Para as diretoras de Formação das Federações de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Agnes  Weiwanko e Lérida Pavanelo “estes momentos formativos são indispensáveis para animar nossas lideranças para as lutas e para perceber quais são os desafios que precisam ser enfrentados na atualidade” destacam.  Outro aspecto que estas diretoras ressaltam “é a troca de saberes que acontece a partir da relação que educandas e educandos constroem uns com os outros e outras, e que contribui para que leiam sua realidade de maneira refletida com as temáticas trabalhadas no curso”, reforçam as diretoras. 

A turma é composta por 35 participantes, na grande maioria mulheres e jovens, diretoras e diretores de Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais bem como assessores/as regionais. A turma tem demostrado compromisso e muita disposição, expondo suas ideias e levantando questões que compreendem como fundamentais para os processos de construção do conhecimento.

Menu Administrativo