Turma Novo Horizonte: Compreendendo a sociedade atual.

Iniciamos o terceiro dia do Curso Regional Sudeste com uma mística ao ar livre, fazendo memória da cultura indígena que passou por essa região, onde os educandos e educandas puderam renovar suas energias e colocar os pés na areia da praia. 


Em seguida, o Educador Popular Antenor Lima, abriu com muito entusiasmo o dia de formação, na qual, com o diálogo pedagógico sobre como funciona a sociedade, abordou a história da sociedade desde seu surgimento, como ela se organizava – caçadores e coletores – denominada sociedade primitiva.


Com uma aula dinâmica, os educandos e educandas ficaram entusiasmados com a linha tempo que perpassou desde ao modelo de sociedade primitiva, escravista, feudalista, chegando até ao modelo capitalista.


Antenor apresentou os aparelhos ideológicos que alicerçam a estrutura do capitalismo selvagem em que a sociedade está ideologicamente aprisionada, estrutura essa criada pela burguesia.


Terminamos o dia com o documentário “A Cerca da Cana”, que demonstra como o latifundiário retira da classe trabalhadora, de forma opressiva, a sua terra e seus direitos.


“Atualmente, a tua mente, atua ou mente”. (Paulo Leminski)

Menu Administrativo