Enfoc no Agreste Setentrional - Conhecer os projetos de sociedade em disputa, para qualificar ação em defesa do PADRSS

img

Os educandos e educandas do Curso de Formação Social do Agreste Setentrional vivenciam, desta terça-feira até a próxima quinta, a terceira e última etapa desse processo formativo. Nesse módulo, o foco é o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), com seus eixos estruturantes e características.

Na pauta está, também, o aprofundamento do modelo hegemônico do agronegócio,  possibilitando que os/as participantes compreendam a forma da ocupação do campo no Brasil e seu impacto na agricultura familiar. Uma análise de conjuntura contribuirá, ainda, para que se faça a discussão sobre como fortalecer o projeto alternativo de sociedade do MSTTR, diante dos muitos desafios que se apresentam. 

“Em todas nossas ações, buscamos envolver as lideranças nessa luta para que o PADRSS seja implementado todos os dias, por meio das mais diferentes ações realizadas pelos nossos sindicatos, associações e cooperativas, e cobrando dos governos um outro olhar sobre a população rural. O que queremos é um campo com gente feliz. O nosso trabalho é todo voltado para corresponsabilização de cada um e cada uma pela defesa dessa causa”, explica o diretor de Organização e Formação Sindical da Fetape, Adelson Freitas.

Ele complementa que está satisfeito com a atuação da turma nas diversas vivências com as comunidades, a exemplo da formação dos Grupos de Estudos Sindicais (GES). "Isso só faz ampliar e fortalecer a ação sindical", destaca.

 

Transformatura

 Ao final dessa Formação Social da Enfoc (Escola Nacional de Formação da Contag), no dia 17, haverá uma cerimônia de transformatura, e não de formatura, como é feito em outros tipos de curso. Isso porque, a Enfoc acredita que o que se quer não é “pôr as pessoas numa forma”, mas construir sujeitos autônomos, livres e atuantes. 

A 1ª Turma do Curso Regional de Formação Social do Agreste Setentrional recebe o nome de Miguel Farias, liderança sindical importante na região.

O curso

Tendo o apoio da Rede de Educadores, a atividade pretende proporcionar uma formação política para dirigentes, lideranças e delegados/as sindicais,  buscando fortalecer e qualificar atuação desses/as na luta pela disputa de projetos de sociedade, nos espaços de formação, negociação e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e na gestão das entidades sindicais.

Uma ação que faz parte do Planejamento da Diretoria de Organização e Formação para o ano de 2017, e conta com o envolvimento das demais Diretorias da Fetape.

Menu Administrativo