Pernambuco: Sertão acolhe 1º módulo do Curso de Formação Político-sindical

img
Tem início nesta terça-feira (22), o 1º Módulo do “Curso de Formação Político-Sindical para Diretores/as de Políticas Agrárias, Agrícolas e de Meio Ambiente dos Sindicatos Filiados à Fetape”. A atividade, que segue até a próxima quinta-feira (24), acontece no Assentamento Mandacaru, em Petrolina, e tem o objetivo de possibilitar que os/as participantes aprofundem as políticas públicas voltadas para essas áreas, fortalecendo a ação sindical junto aos/às agricultores/as familiares e assentados/as da reforma agrária. 

O curso é realizado pela Fetape, por meio das Diretorias de Política Agrária, Agrícola, Meio Ambiente e Organização e Formação que, juntas, promovem uma interface de saberes entre as temáticas. No curso, serão debatidas questões como o Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e as diversas políticas que, a partir da conquista da terra, precisam ser implantadas para o desenvolvimento produtivo da unidade familiar, a exemplo da regularização fundiária,  acesso a crédito e comercialização, entre outras. 

Dessa forma, a atividade pretende, ainda, proporcionar o protagonismo dos/as dirigentes na vida sindical e nos demais espaços políticos dos seus municípios e de suas comunidades, associações, cooperativas. 

Neste primeiro módulo do curso, serão debatidas as organizações do campo e a luta pela terra; a organização dos trabalhadores e o acesso ao crédito; e mudanças climáticas. Nas etapas seguintes, serão aprofundadas questões relacionadas à agroecologia e a convivência com o Semiárido,  além da conjuntura política, entre outras. 

A importância do curso

“O que se espera com esse curso é que os dirigentes e as dirigentes possam se aproximar mais dos assentamentos, identificando as lacunas e, assim, consigam ajudar ainda mais as famílias. Queremos também ampliar os conhecimentos dos dirigentes e diretoras sobre os diversos temas abordados na formação” - Maria Givaneide Pereira dos Santos, diretora de Política Agrária.

“A integração das diretorias para a realização dessa atividade é muito importante. Após esse processo formativo, teremos, com certeza, assentados e assentadas compreendendo e também participando ativamente da vida dos sindicatos, sendo sócios e sócias, e fortalecendo todo esse trabalho, que já existe, de luta pela reforma agrária” - Adelson Freitas, diretor de Organização e Formação da Fetape. 

“No momento em que estamos num processo de reorganização sindical, e que somos responsáveis pela representação de agricultores e agricultoras familiares, precisamos contribuir para intensificar as políticas públicas para esse público. Esse processo de formação contribuirá com os diretores e diretoras dos Sindicatos, dando a orientação política, para que as nossas proposições para a agricultura familiar sejam consolidadas e possamos melhorar a vida da nossa gente” – Adimilson Nunis, diretor de Política Agrícola da Fetape   

“Essa é uma iniciativa muito importante para o processo de formação da base e apresenta uma pauta que fortalece o entendimento sobre políticas públicas para a agricultura familiar, organização sindical, acesso à terra, mas que também debate sobre questões relacionadas ao meio ambiente, dada a importância que o tema tem neste momento de mudanças no clima e na vida das pessoas” - Antônio Francisco (Ferrinho), Diretor de Política para o Meio Ambiente.

Menu Administrativo