Enfoc no Sertão do São Francisco: todos/as pela construção do desenvolvimento rural sustentável e solidário

img

Tem início nesta terça-feira (12), em Petrolina, o 3º Módulo da 1ª Turma do Curso Regional de Formação Social da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) no Sertão do São Francisco. A atividade, que segue até a próxima quinta-feira (14), terá como tema central o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. 

Este módulo também objetiva proporcionar vivências educativas emancipatórias,  na perspectiva da construção de novas práticas pedagógicas no desenvolvimento dos processos formativos do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR); e a reflexão sobre as estratégias de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) do Movimento. 

O curso tem o objetivo de proporcionar a formação política para lideranças sindicais e comunitárias, qualificando-as para atuação na disputa pelo projeto de sociedade;  na proposição e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e na gestão das entidades sindicais. 

Na programação deste terceiro módulo, fortalecendo o PADRSS, estão a discussão da luta pela terra e da construção de políticas que contribuam com a agricultura familiar do nosso estado. Para o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas Araújo, finalizar essa etapa do curso de formação no Sertão do São Francisco, além de fortalecer a ação sindical na região, possibilita um outro olhar sobre a produção de alimentos, em especial nessa região, marcada pelo uso intensivo de agrotóxicos nas lavouras aos quais os trabalhadores e trabalhadoras rurais ficam expostos. 

“O projeto alternativo do Movimento Sindical Rural é fortemente trabalhado nesse processo formativo. Reforçamos com ele a necessidade de construção de uma sociedade mais justa, com centralidade na agroecologia. Com o curso, estamos formando lideranças sindicais multiplicadoras desse projeto,de luta pela terra, combate ao uso de agrotóxicos e fortalecimento da agricultura familiar”, explica  Adelson. 

Para a diretora de Política Agrária da Fetape, Maria Givaneide, ter a reforma agrária pautada nesse curso é fundamental, pois essa foi e sempre será uma das principais bandeiras de luta do Movimento Sindical Rural. "É importante que possamos aprofundar com as lideranças, principalmente as que estão chegando, que a reforma agrária não é só o acesso a terra, mas a um conjunto de políticas públicas que melhoram as condições de vida dos assentados e assentadas", analisa.

O diretor de Política Agrícola, Adimilson Nunis, avalia que trazer as questões do fortalecimento da agricultura familiar para a pauta da Enfoc, além de contribuir para a organização interna do Movimento, também favorece  a organização da produção, "Quando colocamos a agroecologia no centro do nosso debate, estamos nos fortalecendo, por exemplo, para vencer os transgênicos, que estão ai por toda a parte". 

Dialogando com as demais análises, o diretor de Politica para o Meio Ambiente, Antônio Francisco (Ferrinho) complementa: "O caminho para o combate ao uso dos agrótóxicos passa pela capacitação e repasse de informações para as pessoas, então, nesse sentido, a Enfoc tem um papel importante, inclusive, por apontar alternativas para uma produção mais saudável, de base agroecológica."

Transformatura – Na noite da quinta-feira, 14, será realizada a Transformatura da turma, com uma cerimônia de encerramento o curso. Com a Transformatura, a proposta é que os participantes do curso celebrem os conhecimentos compartilhados durante os três módulos, construídos de forma a fortalecer sujeitos autônomos, livres e atuantes politicamente em suas bases sindicais.

Menu Administrativo