Pernambuco amplia Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC

A Rede de Educadores e Educadoras Populares de Pernambuco acolheu, ontem à noite, em Petrolina, mais uma turma disposta a lutar para fazer acontecer o Projeto de Sociedade defendido pelo Movimento Sindical Rural. A nova turma é do Polo Sindical do Sertão do São Francisco.


Com uma celebração marcada por muita emoção e pela reafirmação de compromissos com a luta por uma vida mais digna para o homem e a mulher do campo, a Tranformatura da 1ª Turma do Curso de Formação Social da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) na região – denominada Turma Sebastião José Barbosa da Silva, numa grande homenagem à memória viva do Movimento e Sindical Rural e membro da Academia Sindical Fetape, foi prestigiada por diretores da Federação e por lideranças sindicais e políticas do Polo.


Após três módulos de debates sobre os projetos de sociedade em disputa, e sobre história construída pelo Movimento Sindical, a partir do seu Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário, a cerimônia de ontem teve, para os/as integrantes da turma, um valor imensurável. Os oradores expressaram isso, relembrando cada etapa do curso e agradecendo a todos e todas que contribuíram com a realização dessa atividade, compartilhando conhecimentos, durante os três módulos.


A realização dos cursos da Enfoc nos Polos tem o objetivo de proporcionar formação política para lideranças sindicais e comunitárias, qualificando-as para atuação na disputa pelo projeto de sociedade; na proposição e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e na gestão das entidades sindicais. Uma forma de aproximar, cada vez mais, a Fetape e os Sindicatos de suas bases.


A iniciativa integra o Planejamento Estratégico da atual Gestão da Fetape, e é coordenada pela Diretoria de Organização e Formação.

Menu Administrativo