6ª Turma Estadual da ENFOC Roraima encerra o terceiro módulo do Curso de Formação Política.

img
Na última sexta-feira (15/09) encerrou o Terceiro Módulo da 6ª Turma Estadual da ENFOC em Roraima. Constituída por 40 educandos e educandas, em sua maioria jovens, mulheres e de origem indígena, a turma caracterizou-se notadamente pela diversidade social e cultural. 

Para o educando Reginaldo Cruz da Silva, da etnia Wapixana, conhecido na língua de seu povo como Kamu'u, que significa sol, luminosidade e brilho, a educação popular fornecida pela ENFOC tem um grande significado em sua vida, pois possibilitou a formação política acerca de múltiplos temas relevantes para o MSTTR, a partir da articulação entre teoria e prática, numa perspectiva transformadora.

Na opinião da educanda Francisca das Chagas de Souza, a formação política da ENFOC representou para si "empoderamentos, libertação de preconceitos, luta por igualdade para termos dias melhores de fato e de direito; saber que posso conseguir mudar a realidade dos agricultores familiares de Roraima". 

Para a Presidenta da FETTAFER, Maria Alves, a 6ª Turma Estadual da ENFOC em Roraima representa a esperança de renovação e fortalecimento do MSTTR, através do protagonismo dos jovens e das mulheres. "A Federação vem oportunizando vários espaços de afirmação desses sujeitos do campo", finalizou Alves. 

No último módulo da 6ª Turma Estadual foram tratados diversos temas relacionados ao modelo de desenvolvimento hegemônico em Roraima e as alternativas a este construídas pela agricultura familiar e camponesa. A expansão violenta do agronegócio da soja sobre territórios tradicionais situados nas áreas de lavrado, a apropriação das terras da reforma agrária pelas grandes empresas, a mineração clandestina em terras indígenas, os efeitos da Emenda Constitucional n. 95/2016 sobre as políticas públicas para a agricultura familiar, a resistência ao golpe a partir da organização de base e a assustadora violência contra as mulheres em Roraima foram os principais temas discutidos durante  os cinco últimos dias do curso.

Menu Administrativo