PRÁTICA SINDICAL, LUTA E RESISTÊNCIA PAUTAM DEBATES DA ENFOC NORTE

Chega ao segundo módulo o curso regional de Formação Político Sindical da Escola Nacional de Formação da Contag/Enfoc, para a 6ª turma da Região Norte. O módulo, que teve início ontem (19) e segue até o dia 25, reúne aproximadamente 70 educadores (as) populares dos sete estados que compõe a região, no Hotel Fazenda Minuano, município de Presidente Médici, Estado de Rondônia. A FETAGRO é a federação anfitriã deste módulo.


O curso, com seu primeiro módulo realizado no estado de Tocantins, cumpre o objetivo de desenvolver a formação em ação sindical e desenvolvimento rural sustentável e solidário no Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), orientado pela estratégia de ampliar, fortalecer e consolidar a Rede de Educadores (as) Populares da Enfoc na região, e com isso estimular e aprimorar a multiplicação criativa de formação na base, possibilitando o fortalecimento da ação e prática sindical transformadora nos Sindicatos, nas Federações e na CONTAG.


A vice-presidente da FETAGRO, Alessandra Lunas, ao recepcionar os educadores (as), ressaltou que o Movimento Sindical discute seguidamente a importância da formação e o seu papel na ação de qualificação dos dirigentes e militantes, buscando ampliar o entendimento da categoria sobre as grandes questões da agenda sindical; e levar aos trabalhadores(as) uma missão de transformação política da realidade.

Nesta segunda-feira, segundo dia do curso, Alessandra segue trabalhando com a turma, analisando a atual conjuntura política do País e da região Norte e provocando à reflexão sobre as implicações do golpe sobre o campo, os trabalhadores(as) rurais, em especial sobre a vida das mulheres. A turma também aprofundará as discussões sobre a importância das cotas e da paridade de gênero como afirmação e visibilidade das mulheres nos espaços do movimento sindical.


Outro grande nome do sindicalismo na região, Avelino Ganzy, do estado do Pará, também estará contribuindo com a formação dos participantes neste segundo dia. Ganzy conduzirá à reflexão sobre os desafios históricos do sindicalismo na região Norte a partir do testemunho de lideranças.


Rosiléia Inácio, secretária de Formação e Organização Sindical da FETAGRO, reforçou que “fortalecer a rede de educadores da Enfoc é fundamental para que os conhecimentos sobre o MSTTR e o papel de cidadania que todos (as) devemos exercer cheguem às comunidades do campo, das florestas e das águas”. Rosiléia pontuou que o módulo tem como temática vida sindical: concepção, história, prática sindical, luta e resistência.


Programação
Na programação do 2º módulo da ENFOC Região Norte, destaque também para as discussões sobre Sindicalismo no Brasil e Região Norte com a busca da compreensão dos desafios para a prática sindical; a implantação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e suas principais frentes de atuação; e sobre Política Pública na Perspectiva do Direito, sob o propósito de compreender o processo de construção destas; e os desafios do movimento sindical em relação a representação e representatividade.
O grupo ainda praticará socialização de atividades intermódulos, oficinas e vivência pedagógica. Esta última em uma propriedade mantida sob os princípios agroecológicos no município de Ji-Paraná.

Menu Administrativo