Rumo ao 5º ENAFOR... Vamos?

Representantes da equipe pedagógica e da Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC se reúnem nesta segunda-feira (05) e terça-feira (06), no Centro de Formação da CONTAG, em Brasília-DF, para através de uma Oficina, planejar as etapas para a construção do 5º Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), que deve acontecer de 21 a 25 de maio, com previsão para reunir cerca de mil educadores (as) populares de todo o Brasil.  
 
A Oficina teve início com uma visita à Universidade de Brasília (UnB), onde acontecerá o 5º ENAFOR. Na comissão que foi ao campus da UnB, além da equipe pedagógica e os funcionários da CONTAG, estiveram também presentes o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto), a secretária de Terceira Idade da Confederação, Josefa Rita, e a secretária de Jovens da CONTAG, Mônica Bufon.

Depois de conhecer o espaço e a proposta de logística do evento formativo, os integrantes da comissão socializaram os seus anseios e a importância do 5º ENAFOR acontecer dentro de uma Universidade, o que segundo eles, possibilitará uma integração entre os educadores e educadoras populares da ENFOC e os alunos(as), professores(as) do meio acadêmico.

Durante a Oficina ainda será feita uma rememória do 3º e 4º ENAFOR, nas perspectivas de Identificar o fio condutor dos dois encontros anteriores e refletir sobre o que não pode faltar no 5º ENAFOR. E também será desenvolvida a matriz pedagógica do Encontro Nacional de Formação.

“A nossa Oficina é mais um caminho que nos anima para construirmos o 5º ENAFOR, com um olhar atendo aos desafios que precisam ser enfrentados pela CONTAG, Federações e Sindicatos, em nome dos povos do campo, da floresta e das águas. Portanto, convido todos e todas para juntos (jovens, mulheres, homens, pessoas da terceira idade, etc), contruirmos um grande Encontro de Nacional de Formação”. Carlos Augusto Silva (Guto).
 
Saiba mais!
O Encontro Nacional de Formação (ENAFOR) é um espaço político que acontece de três em três anos, onde vários temas de amplo impacto para o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) se articulam e muitas práticas formativas são expressas numa relação direta com a prática sindical. Alguns objetivos do ENAFOR são: refletir sobre caminhos, temas e abordagens, papel e caráter de formação no MSTTR. 
 
O ENAFOR é ainda um espaço voltado para a partilha de saberes e fazeres, re-construção de caminhos, revisita práticas, estratégias políticas e sistematização de vivências.
 
O público-alvo do ENAFOR é composto por dirigentes e assessores do MSTTR, representantes de entidades parceiras, homens e mulheres em diferentes fases da vida, que lutam por igualdade, justiça, liberdade e felicidade.


Menu Administrativo