CONTAG na luta e na resistência em nome dos povos do Brasil e do mundo!

img
Com o tema central “Povos, Territórios e Movimentos em Resistência”, e o slogan “Resistir é criar, resistir é transformar”, o Fórum Social Mundial (FSM) marca espaço na luta contra os retrocessos e os ataques à democracia no Brasil . O FSM acontece até sábado (17), no Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
 
Ao todo participam do Fórum mais de 1.500 coletivos, organizações e entidades do Brasil e de outros países (Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países sul-americanos). 
 
"O Fórum Social Mundial é um espaço onde organizações sociais e entidades sindicais de vários países do mundo se encontram para denunciarem os retrocessos e os ataques aos direitos sociais, a crescente destruição da natureza, a estúpida concentração de terra, de renda e de riqueza. Ao mesmo tempo construímos uma pauta coletiva para todo o mundo, reivindicando políticas públicas que garantam igualdade de direitos e de oportunidades para todos e todas. Por entender a importância deste espaço de resistência, luta e de construção coletiva, a CONTAG participa e contribui com o FSM, também denunciando os retrocessos de direitos e na defesa e pelo fortalecimento da agricultura familiar  no Brasil e no mundo", afirma o presidente da CONTAG, Aristides Santos, que será um dos palestrantes no FSM 2018, na Conferência sobre Soberania e Segurança Alimentar, que acontece nesta quinta-feira (15), às 14:00 horas, no espaço do FSM do (Campus Ondina UFBA). 
 
Veja abaixo espaços que a CONTAG contribui no FSM.
 
ATIVIDADE DE CONVERGÊNCIA: QUE DEMOCRACIA TEMOS E QUE DEMOCRACIA QUEREMOS?
Dentro da atividade, a coordenadora pedagógica da ENFOC, Raimunda Oliveira (Mundinha), participa como moderadora.  A atividade que trabalha sobre a perspectiva da educação popular, acontece durante toda a manhã desta quarta-feira (14), na sala 5, da Faculdade de Farmácia do (Campus Ondina UFBA).
 
DIÁLOGO ATIVO: AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E OS DESAFIOS DA SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA MEDIANTE OS IMPACTOS
O diálogo conta com a participação do assessor de Políticas Sociais da CONTAG, Lacerda Souto, e será nesta quarta-feira (14), às 17 horas, na tenda do Conselho Nacional de Saúde (Campus Ondina UFBA). 

CONFERÊNCIA SOBRE SOBERANIA E SEGURANÇA ALIMENTAR
O presidente da CONTAG Aristides Santos é um dos conferencistas e contribui com o tema: Importância da Agricultura Familiar na Produção de Alimentos. A Conferência acontece quinta-feira (15), às 14:00 horas, no espaço do FSM do (Campus Ondina UFBA).
 
MESA- CUIDADO E ATENÇÃO À SAÚDE: QUALIDADE E ACESSO DE MANEIRA PÚBLICA, INTEGRAL E UNIVERSAL 
A mesa terá a participação da secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, e será na quinta-feira (15), às 14:00 horas, na tenda Marco Aurélio Garcia- Fundação Perseu Abramo (Campus Ondina UFBA).
 
ATIVIDADE AUTO- GESTIONADA E CONVERGENTE ESPECIALMENTE SOBRE AGRICULTURA FAMILIAR DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AGROECOLOGIA
A atividade tem a contribuição da secretária da 3ª idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha), e será durante toda a manhã da quinta-feira (15), (Campus Ondina UFBA).
 
OFICINA FAZERES E SABERES
O secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto) e a coordenadora pedagógica da ENFOC, Raimunda Oliveira (Mundinha), participam da Oficina Fazeres e Saberes: sistematização de experiências como prática educativa transformadora, na quinta-feira (15), às 14:30 horas, no PAF III, sala 303, do (Campus Ondina da UFBA).
 
Sobre o Fórum Social Mundial!
O Fórum Social Mundial é uma iniciativa da sociedade civil organizada, nascida em Porto Alegre, em 2001, para promover o encontro democrático, plural e de resistência com o objetivo de incentivar debates, aprofundar a reflexão coletiva, troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos da sociedade civil e organizações comunitárias que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do capital. O evento é realizado a cada dois anos. Nos intervalos, fóruns temáticos descentralizados e autônomos são realizados para dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões. O último foi realizado no Canadá, em 2016.
 
PROGRAMAÇÃO GERAL DO FSM
 
Quarta 14
 
Às 9h, ocorre o Tribunal Popular para Julgamento dos Crimes de Feminicídio contra as Mulheres Negras, no auditório do IFBA; à tarde, a partir das 14h, Marcha das Mulheres Contra o Racismo, com concentração no Largo do Campo Grande; no mesmo horário será realizada a Assembleia Mundial da Juventude, no Acampamento Intercontinental das Juventudes, que será montado no Parque de Exposições de Salvador.
 
Quinta 15

Às 17h, ato em Defesa da Democracia, no Estádio de Pituaçu, com as presenças dos ex-presidentes Lula, Dilma, Lugo (Paraguai) e Mujica (Uruguai).
 
Sexta 16

Assembleia Mundial dos Povos, Movimentos e Territórios em Resistência, às 14h, no Acampamento dos Povos Indígenas, no Centro Administrativo da Bahia 
 
Sábado 17
 
Pela manhã, será realizada a Ágora dos Futuros, com a apresentação dos resultados das atividades do FSM, na Praça das Artes, campus de Ondina da UFBA.
 
Assembleia Mundial das Mulheres
 
Na manhã de sexta (16), a Assembleia Mundial das Mulheres será a única atividade na programação oficial do FSM, com possibilidade de acontecer no centro histórico de Salvador. A exclusividade tem como objetivo garantir que as mulheres com outras agendas políticas no Fórum estejam liberadas para debater questões de gênero, pautas feministas e lutas das mulheres, como a criminalização do aborto, o feminicídio, o combate contra a violência da mulher e o machismo, entres outras.
 
Acampamento Intercontinental da Juventude
 
Mais do que um alojamento, o acampamento da juventude é um local para debates e discussões políticas. Nesta edição, ocupará o Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, a partir deste domingo (11) até o próximo (18), com capacidade para receber cerca de 6 mil jovens. Atos, shows e assembleia farão parte das atividades do Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), que terá ainda uma vila gastronômica da economia solidária, palcos para apresentações culturais e debates.
 
Mais sobre o FSM AQUI  

Menu Administrativo