Terceira Idade no caminhar da formação sindical e da educação popular

Em busca de valorização e reconhecimento, o Coletivo de Terceira Idade da CONTAG aponta a necessidade urgente da participação efetiva dos idosos(as) no Itinerário formativo da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). Uma participação que já foi apontada pelo 12º Congresso da CONTAG, vem sendo debatida nas Federações e nos Sindicatos e recentemente foi o principal tema da Oficina Nacional de Aprofundamento Temático em Políticas Públicas, que aconteceu de 16 a 17 de abril, em Brasília.

“Precisamos que dentro dos caminhos percorridos pela ENFOC tenhamos a presença e contribuição dos idosos(as) rurais, afinal nós somos os pilares da história do sistema CONTAG. Fomos nós que fizemos as primeiras lutas pela nossa organização sindical”, compartilha a secretária de Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).

As pessoas idosas querem contar a história, falar do protagonismo da terceira idade na luta sindical, mas também querem debater sobre temas atuais: eleições, militância sindical, sexo, políticas públicas, participação nos espaços de controle social, combate à violência, entre outros temas.
 
“Nós queremos é um envelhecimento saudável! Falar abertamente sobre nossa participação no Sindicato, na Federação, na CONTAG. Conversar e propor mudanças na política partidária e sentar com os(as) representantes dos poderes executivo e legislativo para reivindicar nossos direitos. Queremos acessibilidade, lazer e até falar de sexo abertamente. Afinal, continuamos na luta  e estamos vivos(as)”, afirma  Zefinha. 
Diante do novo desafio de inserir a terceira idade no caminho formativo da ENFOC, as Secretarias de Terceira Idade e Formação Sindical estão planejando qual metodologia  contemplará melhor os anseios  dos idosos e idosas.
 
“As Secretarias de Formação e Organização Sindical e Terceira da Idade da CONTAG já estão debatendo o tema e construindo estratégias para garantir a presença da terceira idade. Ainda estamos vendo qual o melhor caminho, se através de cursos Regionais, Estaduais e/ou Nacional. Mas, independe de onde e como vai ser, temos a certeza que a Escola só tem ganhar com a presença dos nossos referenciais de militância”, Afirma Guto.
 
Então agora é aguardar com muita expectativa a presença e as contribuições da terceira idade no nosso caminhar da Formação Sindical!

VEJA AQUI O ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DA OFICINA NACIONAL DE APROFUNDAMENTO TEMÁTICO EM POLÍTICAS PÚBLICAS 


Menu Administrativo