5º ENAFOR: 4º dia de ENAFOR com clima de transformação e de intensificação da resistência

img

Os debates, oficinas, intercâmbio de experiências, místicas e tantos outros momentos do 5º Encontro Nacional de Formação (5º ENAFOR) estão sendo importantes para aquecer o clima, transformar mentes e corações e intensificar a resistência da militância presente em Brasília durante essa semana.

Nessa quinta-feira, 4º dia do encontro, as pessoas participaram ativamente do Painel Educação Popular e Educação do Campo. As convidadas foram a professora da Universidade de Brasília (UnB), Eliene Novaes, e a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Inez Helena Garcia. O momento foi coordenado pela secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.

As convidadas conseguiram refletir sobre o tema e a importância da Educação Popular e da Educação do Campo como estruturadoras do desenvolvimento rural sustentável e solidário e da construção do projeto popular de sociedade.

Também refletiram sobre os processos de formação política referenciados na concepção de educação popular e educação do campo com prática de uma educação transformadora e emancipadora.

A senadora Gleisi Hoffmann veio prestigiar o 5º ENAFOR e deixar uma mensagem do ex-presidente Lula a todos e todas. Os educadores e educadoras populares aproveitaram para entregar uma carta cheia de emoção a Lula. Foi um lindo momento de reafirmação da resistência, de defesa da democracia e de solidariedade a Lula.

A juventude rural também fez uma mística bem envolvente, onde resgatou a história do Programa Jovem Saber e apresentou a proposta de atualização do conteúdo para se adequar a atual conjuntura, mudanças nas políticas públicas e avanços tecnológicos.

Já a parte da tarde foi de muita diversidade, conhecimento e troca de experiências. Foram realizadas 19 Oficinas Pedagógicas para estimular vivências a partir de diferentes linguagens da Educação Popular.

Ao final da tarde foi realizado um grande cortejo para fazer um ato simbólico como um “abraço” ao prédio da Reitoria para agradecer a Universidade o apoio e a disponibilidade do Centro Comunitário para a realização do 5º ENAFOR, bem como prestar solidariedade à greve dos servidores e estudantes.

Agora à noite acontecerá a tão esperada Noite Cultural do 5º ENAFOR com Martinha do Coco e o Grupo Pau e Lata.

Amanhã, o Acampamento 5º ENAFOR LULA LIVRE se integrará ao outro acampamento, que está concentrado no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson, na região central de Brasília, para a Semana Nacional de Mobilização pela Reforma Agrária e Agricultura Familiar. Os dois acampamentos farão um ato conjunto na Esplanada dos Ministérios, interagindo suas pautas.

Menu Administrativo