Projeto político do Movimento Sindical Rural é tema de mais um curso da ENFOC em Pernambuco

img
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) iniciou, nesta segunda-feira (23), o primeiro módulo da 6ª Turma Estadual do Curso de Formação Política da Enfoc – Resistir é Transformar, em Carpina.

O curso pretende proporcionar formação política para lideranças que atuam no Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR), organizações sociais, comunidades rurais, grupos comunitários, associações ou em outros espaços políticos, visando fortalecer e qualificar sua atuação na luta pela disputa de projeto de sociedade. Dessa atividade, participam cerca de 80 pessoas, de todos os polos sindicais.

“Este módulo da nova turma da Enfoc Pernambuco terá um olhar para o atual momento político que passamos. É um curso de grande importância para todos, principalmente pela temática abordada e pelo cenário vivido pelo país, de retrocessos de direitos. Discutiremos a importância das políticas sociais, mas também da política partidária para o exercício da cidadania”, explica José Araújo de Lima, Diretor de Organização e Formação da FETAPE. 

Neste módulo, o curso também visa compreender os diferentes projetos políticos em disputa no Brasil, reafirmando o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS). Será também um momento de proporcionar vivências de práticas educativas emancipatórias referenciadas na Política Nacional de Formação (PNF) e no Projeto Político Pedagógico (PPP), visando à construção de novas práticas pedagógicas no desenvolvimento dos processos formativos do MSTTR.

“O diálogo que vamos fazer com o público do curso trata da conjuntura nacional e internacional, do que ainda nos desafia e de como resistir diante de tudo que vem acontecendo. A expectativa é atender a uma demanda da base, especialmente quando Pernambuco se desafia a lançar uma candidatura orgânica, para a defesa de um projeto popular”, explica Maria Jenusi Marques, Diretora de Política para as Mulheres.

Menu Administrativo