Curso da Enfoc contribui para um olhar mais esperançoso para o futuro

img

Durante toda a semana passada, de 23 e 27 de julho, em Carpina, cerca de 80 pessoas de todos os polos sindicais da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE) participaram do primeiro módulo da 6ª Turma Estadual do Curso de Formação Política da Enfoc – Resistir é Transformar. Um momento de formação que teve como foco a importância da participação popular na construção do projeto político do Movimento Sindical Rural (MSTTR).

“Foi muito importante estar junto com todas essas lideranças, fazendo leituras sobre a atual conjuntura, mas também entendendo o nosso papel diante de tudo isso. O curso foi muito valioso”, destacou o José Araújo, diretor de Organização e Formação da Fetape.

Participando pela primeira vez do curso da Enfoc, Tavares Leite da Silva, que é presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Águas Belas, avaliou: “Percebi que saímos de lá com a capacidade de levar mais conhecimentos para o município e fazermos a diferença, entendendo a importância de trabalharmos a política de forma transparente”, afirmou.

O curso objetiva promover a formação política de lideranças que atuam no Movimento Sindical Rural e outros Movimentos Sociais e tem sua próxima etapa já prevista para o mês de setembro. Antônia dos Santos Nascimento, mais conhecida como Nenê, presidenta do Sindicato de Tacaimbó e também vereadora do município avalia que participar desse módulo de formação foi gratificante e muito importante para o MSTTR, diante da atual conjuntura política. “O curso nos encheu de força para fazemos a política como cidadãs, como trabalhadoras rurais, como pessoas que precisam de um país mais justo e mais igualitário. Para mim, o nosso projeto político sai mais fortalecido. Saio com mais força para lutar”, declarou.

Para a Diretora de Política para as Mulheres da FETAPE, Jenusi Marques, a avaliação dessa primeira etapa é muito positiva. “Acredito que o curso conseguiu atingir o objetivo que a equipe esperava. Finalizamos com o sentimento de que, de fato, as pessoas que lá estavam compreendem o seu papel como militantes de um projeto político de sociedade, que defendemos e acreditamos”, afirmou.

Menu Administrativo