FETARN realiza em Natal o segundo módulo do Curso Estadual da ENFOC

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte (FETARN) realizou de 12 a 16 de novembro, o segundo Módulo Estadual da Escola Nacional de Formação da CONTAG - ENFOC. Nesta etapa o curso trouxe como tema central o desenvolvimento rural sustentável e solidário, tendo o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário defendido pelo Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais como referência.

Como objetivo central o curso tem a ideia de viabilizar a formação de militantes do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa em suas áreas de atuação. Algumas mesas tiveram destaques durante o curso, trazendo temas relacionados aos objetivos do curso, dentre elas: contexto e origem do Sindicalismo, onde trouxe as lutas pré-sindicais e históricas do sindicalismo, organizações dos trabalhadores no campo brasileiro (ligas camponesas, MASTER E ULTAB). Esse momento teve como responsável o historiador, educador popular e colaborador da rede de educadores da ENFOC Amarildo Carvalho.

Seguindo a maratona também teve a mesa com o tema a História das Nossas Raízes: surgimento do sindicalismo rural no Brasil e no Rio Grande do Norte, onde teve como responsáveis a assessora e ex-diretora da FETARN, Maria Elizabeth Fernandes e Expedito Jorge, também assessor da FETARN. Além de várias oficinas que abordaram temas como orientação sexual, raça e religiosidade, místicas e dinâmicas. Os educandos e educandas realizaram um tributo ao mestre da educação e sobretudo da educação popular, Paulo Freire. A oficina sobre orientação sexual, por exemplo, foi coordenada pela Marcha Mundial das Mulheres no RN, na pessoa de Adriana Vieira.

E por fim, o curso trouxe uma mesa sobre os desafios do movimento sindical no contexto atual: sustentabilidade política financeira, com Francisco de Assis Araújo, Secretário de Formação da FETARN, Luciana Silva Dantas, educadora popular da ENFOC e Paulo José da Silva, assessor da FETARN    

Menu Administrativo