FETASE realiza Mutirões Sindicais em todas as regiões do estado

De 11 a 26 de janeiro de 2019, a Fetase, com o apoio da rede de educadores e educadoras populares da Enfoc em Sergipe, realizou 05 mutirões sindicais nos municípios de Nossa Senhora Aparecida, Graccho Cardoso, Capela, Pacatuba e Lagarto, representando os 05 polos sindicais do estado. 

Cada mutirão aconteceu em dois dias, sendo que no primeiro dia pela manhã em forma de assembleia geral, com a participação dos/as associados/as, da Rede de educadores/as do polo sindical e da diretoria e assessoria da Fetase, tendo como temas abordados a Marcha das Margaridas 2019, Organização e Luta do MSTTR e Previdência Social. A tarde a rede de educadores e educadoras populares da Enfoc do polo avaliava as ações da rede em 2018 e planejava as ações para 2019, além de preparar a ação do dia seguinte.

No segundo dia, visitávamos uma comunidade com o objetivo de aproximar o sindicato da sua base, para tanto fazíamos visitas às casas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, associados ou não ao sindicato, convidando para reunião que aconteceria em seguida na própria comunidade. 

A comunidade, atendendo ao chamado da rede, participava da reunião que tinha como tema central a importância do sindicato na vida dos trabalhadores e trabalhadoras. 

O secretário de formação e organização sindical da Fetase, Lucivânio de Aragão, destacou a importância dessa primeira experiência no estado: “foi uma experiência muito desafiadora e gratificante, pois proporcionou maior aproximação do sindicato com os trabalhadores/as, buscando fortalecer a luta sindical. ”

O presidente da Fetase, Antonio Oliveira, também ressaltou que “os mutirões são uma volta às origens do movimento sindical, fortalecendo o trabalho de base, sem perder de vista a organização individual e coletiva dos/as trabalhadores/as rurais. 

Os mutirões sindicais aconteceram nas seguintes datas e regiões:
• 11 e 12 de janeiro – polo centro sul (Nossa Sra. Aparecida)
• 18 e 19 de janeiro – polo sertão (Graccho Cardoso)
• 21 e 22 de janeiro – polo Cotinguiba (Capela)
• 23 e 24 de janeiro – polo Baixo São Francisco (Pacatuba)
• 25 e 26 de janeiro – polo Sul (Lagarto)

Menu Administrativo