EDUCAÇÃO POPULAR: PRÁTICA POLÍTICA TRANSFORMADORA

img

 “Num país como o Brasil, manter a esperança é em si um ato revolucionário”
Paulo Freire

Encerramos nesta terça (26/02/2019) o Curso Nacional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário realizado, em três módulos, no período de agosto/2018 a fevereiro/2019.  

Todo processo formativo aconteceu em alternância de tempo escola e tempo comunidade, com tecnologias, metodologias, oficinas participativas e diferentes linguagens da educação popular.

Os educadores e educadoras populares da VII Turma do Curso Nacional retornam ao seu espaço de atuação militante para por em prática a estratégia de formação continuada. 

Essa estratégia fortalece a relação formação – ação – organização - com as frentes que se articulam no processo formativo, potencializando a vivência por meio da ação e da prática sindical considerando os desafios priorizados.

Essa jornada formativa fortalecerá o projeto de atuação continuada, a multiplicação criativa, a Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC e a prática sindical com perspectiva crítica, libertadora e multidisciplinar que possibilita alcançar as organizações sindicais de base e comunidades rurais.

Foram momentos que se somam às histórias de vida, de afetos e de militância dos sujeitos desse processo formativo. 

Respeitar os saberes, tecer histórias, fortalecer identidades e vivenciar a reciprocidade, igualdade, solidariedade e pertencimento foram marcantes para a VII Turma do Curso Nacional - Lula Livre: Ninguém Solta a Mão de Ninguém.

Sigamos na luta pela democracia, por justiça, igualdade e liberdade. Resistir é preciso!!!


Menu Administrativo