Acre realiza 3º Módulo do Curso Estadual de Formação da ENFOC

O Terceiro Módulo do Curso Estadual de Formação da ENFOC iniciou nesta quarta-feira, 20/03 e será concluído no domingo, dia 24/03 com a Transformatura dos educadores e educadoras populares da VI Turma da ENFOC no estado do Acre.  

O debate deste módulo tem como eixo Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e tem como objetivo proporcionar uma formação política para lideranças, dirigentes, assessorias e funcionários (as) do MSTTR, que possibilite vivenciar práticas educativas emancipatórias referenciadas na Política Nacional de Formação-PNF e no Projeto Político Pedagógico-PPP, visando à construção de novas práticas pedagógicas no desenvolvimento dos processos formativos, possibilite refletir sobre as práticas sindicais no processo de implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e solidário - PADRSS, estimulando novas práticas nas relações sindicais e políticas, para que possamos reafirmar o PADRSS enquanto projeto de sociedade que queremos construir.

É objetivo também desta unidade temática contribuir para fortalecer e consolidar a Rede de educadores e educadoras populares do MSTTR, bem como fortalecer as estratégias de grupos de estudos sindicais-GES nos municípios.

O primeiro dia do Curso foi marcado pelo espaço de resistência e luta. A mística trouxe um olhar para o momento que o país está vivendo, com destaque para a retirada de direitos e para a tarefa que o MSTTR tem, no sentido de pautar em todos os espaços de militância debates que nos permitam aprofundar mais sobre as medidas vêm sendo tomadas. O momento é de resistir.

Nessa perspectiva, os temas discutidos durante todos os dias do Curso têm o foco no Projeto Alternativo, na retirada de direitos, principalmente sobre a proposta de reforma da previdência, os pontos negativos da reforma trabalhista já aprovada, as privatizações, representação e representatividade, associativismo e cooperativismo.

Vale ressaltar que este é o último módulo do Curso, em que a VI Turma de educadores e educadoras populares concluirá mais esta etapa do itinerário formativo da Enfoc com o compromisso de fazer da formação política um importante instrumento para fortalecer a luta sindical.

Menu Administrativo