Começou o 1º MÓDULO DO CURSO REGIONAL NORDESTE

Começou na manhã de terça-feira, 04 de junho, e vai até a próxima segunda-feira (10), em Teresina-PI, o 1º módulo do Curso Regional de Formação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). 

Mais de 98 educandos e educandas militantes do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) de todos os estados da região Nordeste (Piauí, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Rio Grande do Norte), participam do curso que tem como Eixo Temático: Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Durante a abertura do evento, a Secretária de Formação e Organização Sindical da FETAG-PI, Mazé Ribeiro, comentou sobre a alegria de receber o Nordeste em solo piauiense e a importância da Escola. “Gostaria primeiramente de falar da emoção de está recebendo o primeiro módulo da Escola Nacional de Formação da Contag (ENFOC) aqui no nosso Estado, porque é um momento oportuno neste contexto desafiador que vivemos que é a retirada de direitos, e podermos dialogar com todos os estados do Nordeste sobre este retrocesso. A Escola tem um papel importante na questão de empoderar os sujeitos para estarem discutindo as políticas públicas e formando novas educandos e educandas populares, para fazer com que estes se tornem formadores de opinião e debatam com nossos trabalhadores e trabalhadoras as tentativas de retiradas de direitos que estamos sofrendo diariamente por esse governo”, disse.

O curso é uma realização entre CONTAG e Federações em parceria com o SENAR e tem como objetivo proporcionar uma formação política que fortaleça e qualifica a atuação do movimento na disputa por políticas e projetos na sociedade , enfatizando a importância do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS), como enfrentamento ás políticas neoliberais e valorização do campo como espaço de qualidade de vida e de construção da identidade do sujeitos do campo, suas pautas e lutas.

“A ENFOC é feita por pessoas que resistem a todo o contexto vivido no momento. “A Escola é o principal caminho para se fazer formação política no movimento sindical, tem doze anos de existência, numa consistência e perspectiva transformadora e acima de tudo, com os princípios e fundamentos da educação popular. Ela é feita por pessoas que escutam, que troca, que vivencia, tem afetuosidade, tem amorosidade, e acima de tudo faz política e resiste de diante de todo o contexto que estamos hoje”, frisou Marleide Rios.

A programação do encontro está recheada de atividades, durante esses 07 dias acontecerão místicas, debates políticos, grupos de leituras, rodas de conversas, palestras, trabalhos de grupos, Oficina de Capacitação sobre acesso ao ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle), Cine Enfoc, Oficinas Pedagógicas (Dança, Teatro, Estêncil, Comunicação Popular e Locução Radiofônica), Diálogos Pedagógicos, Chamada da Marcha das Margaridas 2019, avaliação dos debates, encaminhamentos, noite cultural, dentre outros.

“Para nós da FETAG-PI é uma honra receber a Turma da ENFOC Regional Nordeste aqui no Piauí. É um momento gratificante e todos da Federação estamos empenhados objetivando realizar um grande curso de formação, por isso não medimos esforços para apoiar e juntos fazermos o melhor, pois sabemos que este é um espaço de emancipação de sujeitos e das pessoas. Então nada melhor do que um momento como este para gente continuar firme e principalmente defendendo e lutando pela nossa categoria”, pontuou a Presidente da FETAG-PI, Elisângela Moura.

Menu Administrativo