STTR de Batalha realiza I Módulo do Curso de Formação de “Base na Base” da Enfoc Municipal

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STTR) do município de Batalha, localizado ao Norte do Piauí, iniciou nesta sexta-feira (05) com programação até domingo (07) o I Módulo do Curso de Formação de “Base na Base” da Enfoc Municipal, Polo Regional de Esperantina com apoio da Contag e FETAG-PI. 

O evento está sendo realizado no Espaço Pastoral Irmã Nilva da Paróquia de São Gonçalo com a participação de 75 educandos e educandas dirigentes sindicais e STTR’s convidados como e de Joaquim Pires, Piripiri, Matias Olímpio e São João do Arraial.

A Enfoc é uma escola de formação político sindical, constituída em 2006 para assumir a formação das lideranças do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e tem desempenhado um papel central na formação político-pedagógico, com os princípios da Educação Popular.

O Presidente anfitrião do STTR, Pedro Paulo Soares deu boas-vindas aos educandos e educandas e acredita que a formação é importante para o desenvolvimento e crescimento da vida sindical do município de Batalha. 

O primeiro módulo tem como objetivo, proporcionar uma formação política para as lideranças do sindicato, delegados/as sindicais de base, membros dos coletivos municipais de mulheres, jovens e terceira idade, visando fortalecer e qualificar sua atuação na luta e organização dos agricultores/as na base e assim fortalecer o MSTTR.

A FETAG-PI participa da ação através da Secretária de Formação e Organização Sindical, Mazé Ribeiro e do Coordenador do Polo Regional de Esperantina, Marciano Pereira.

“Temos que fazer formação na base, porque ela transforma e empodera os dirigentes e militantes sindicais para o embate em suas comunidades, e junto a ela construir um movimento forte e a Escola Nacional de Formação nos proporciona esta oportunidade de estarmos discutindo e nos empoderando para fazermos um debate nas comunidades com nossas lideranças”, frisou Mazé Ribeiro.

Para Secretária de Formação e Organização Sindical do STTR de Batalha, Miscilene Cruz, este curso de formação de base na base tem grande significado. “É importante porque estamos estruturando nossas delegacias sindicais, renovando nossos coletivos (mulheres, jovens e terceira idade), e é um momento que nossas lideranças do movimento sindical estão sendo capacitados/as e formados/as para levar a política de formação e a multiplicação criativa através do GES para as nossas comunidades de bases e nossas delegacias sindicais”, afirmou Miscilene Cruz. 

Esta é a primeira turma da Enfoc realizada em um município no Estado do Piauí, um projeto que surgiu da Diretoria Efetiva, Suplentes, e Membros do Conselhos Fiscal do STTR de Batalha.

Durante a programação do curso os educandos e educandas terão roda de conversa – formação da sociedade e do Estado no Brasil; painel – movimentos sociais na construção das políticas públicas; memória viva – diálogo sobre a história do município de Batalha; relações institucionais participação social; amostra cultural de Batalha – Ponto de Cultura “Nossas Raízes”; apresentação da Política Nacional de Formação (PNF); encaminhamentos sobre a realização da tarefa inter módulo e encerra com a avaliação.

Menu Administrativo