FETAG-PI dar início a 1ª Turma do Curso Estadual de Formação Político e Sindical para Pessoa Idosa do MSTTR

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI) através da Secretaria da Terceira Idade e Secretaria de Formação e Organização Sindical deu início nesta segunda-feira (09) no CESIR da própria entidade em Teresina, o I Módulo da Primeira Turma do Curso Estadual de Formação Político e Sindical para Pessoa Idosa do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR).

Parte da Diretoria Executiva da Federação, Deputada Estadual (PCdoB), Elisângela Moura (presidente da FETAG-PI licenciada), Secretária de Mulheres da Contag, Mazé Morais, Projeto Café com Idosos e outras lideranças prestigiaram a cerimônia de abertura do evento.
A ação tem como objetivo formar quadros de dirigentes para uma atuação em rede junto à base sindical através da estratégia de multiplicação dos conhecimentos interferindo prepositivamente para a solução de problemas conjunturais e territoriais, na dinamização do projeto político do MSTTR.

Eixo temático- Ações sindicais e desenvolvimento rural sustentável e solidário e Eixos pedagógicos- Memória e identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade
Anfrísio Moura, Secretário da Terceira Idade da Federação relatou sobre a importância do evento. “Esta Enfoc é para que possamos trabalhar nossa história lá do sindicato, nossa história de vida e experiência para que essa troca se torne como se fosse um histórico da nossa vida, cada município tem uma realidade diferente e tem uma história e isso precisa ser resgatado e é o que vamos fazer aqui. Nesse curso queremos alcançar os municípios para que possamos mostrar isso às pessoas que ficaram lá na base, para que eles tenham um reconhecimento da nossa história e saiba que a gente tem o objetivo geral de ajudar no crescimento do movimento sindical, assim como a gente ajudou a construir, queremos continuar ajudando o MSTTR, a juventude, mulheres para que eles reconheçam nosso protagonismo” afirmou o secretário.

“Gostaria de dizer que é muito louvável a ideia da FETAG-PI, a federação se destaca realmente nesse tipo de processo de formação para a terceira idade, tenho certeza que esse público é de pessoas fundamentais para nosso movimento”, frisou a secretária de mulheres da Contag. “Essa sabedoria que vocês têm e com esse espaço aqui, sem dúvida nenhuma vai sair muito mais fortalecido com a própria resistência que esse público sabe. Vamos aproveitar porque não é fácil sair do seu roçado, deixar nossas casas para vir se desafiar e passar uma semana aqui, mas eu não tenho dúvida que vocês sairão daqui muito mais fortalecidos e acreditando que vale a pena lutar e resistir. O objetivo desse processo de formação é fortalecer esse protagonismo da terceira idade, é valorizar cada vez mais as experiências. Fico feliz de estar aqui nesse momento de luta e resistência diante do que estamos vivendo em nosso país, um retrocesso de direito da classe trabalhadora. Então, vamos continuar firmes e unidos para termos um movimento sindical ainda mais forte e atuante”, finalizou Mazé Morais.

A Presidente da disse que a FETAG-PI vem valorizando a formação. “A Federação do Piauí tem investido muito em formação, a gente acredita muito no potencial que nossa secretaria da terceira idade tem, acreditamos nos nossos idosos, é por vocês que trabalhamos incansavelmente para garantir uma vida digna com mais políticas públicas voltadas para o homem e a mulher do campo, principalmente para os que já doaram muito tempo de sua vida na luta por melhores condições de vida de todos”, relatou Lucilene Ferreira.

“Quero dizer para todos que vieram até aqui, para que possam aproveitar esse espaço, por que vocês não tem noção do tanto de pessoas que estão lá nas nossas comunidades, na base, precisando de uma oportunidade como esta e às vezes não tem esta oportunidade, e nós que estamos tendo devemos aproveitar e participar. Que todas as pessoas aqui consigam a experiência e a prática que são as maiores riquezas do ser humano. Não poderia deixar de dizer também que vocês são as raízes que sustentam toda a estrutura do Movimento Sindical, por isso só tenho a agradecer e parabenizar a todos que vieram para esse curso”, disse a deputada Elisângela Moura.

O curso para terceira idade da FETAG-PI segue até sexta-feira (13) com uma vasta programação.

Menu Administrativo