Solenidade de TransFormatura da I Turma Municipal da ENFOC no Piauí

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI), através da Secretária de Formação e Organização Sindical, Mazé Ribeiro e do Secretário de Política Agrícola, Elvis Veras, participou neste sábado (21) da solenidade de TransFormatura da I Turma Municipal da ENFOC de 75 educandos(as), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultores Familiares (STTR) no município de Batalha, Região Norte do Estado, turma “Mãos Amigas”. 

A cerimônia teve ainda a presença da Secretária Nacional de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais, Coordenador do Polo Regional de Esperantina, Marciano Pereira, padrinhos e madrinhas, familiares, parentes e convidados dos educandos(as).

O evento foi uma realização da CONTAG, FETAG-PI e STTR de Batalha e aconteceu durante três módulos com o objetivo de formar quadros de dirigentes para uma atuação em rede junto à base sindical através da estratégia de multiplicação dos conhecimentos interferindo prepositivamente para a solução de problemas conjunturais e territoriais, na dinamização do projeto político do MSTTR.

“Assumo meu compromisso em multiplicar na base o conhecimento adquirido durante estes três módulos de formação e dizer também que muito me orgulho do movimento sindical porque agora faço parte da ‘rede de multiplicadores’”, afirmou o educando e Presidente do STTR de Batalha, Pedro Soares.

A secretária de formação da federação acredita que o processo de formação da ENFOC empodera as lideranças sindicais. “Nosso sentimento é de gratidão, porque este é o primeiro município no Piauí que fazemos uma turma da Escola e acredito que este processo aqui em Batalha vai empoderar estas lideranças sindicais. Esta formação é importante para o MSTTR, tendo em viste que este momento em que vivemos, precisa se aprimorar a formação nestes espaços, inclusive com o Grupo de Estudo Sindical (GES), que é necessário para orientar as pessoas”, destacou Mazé Ribeiro.

Natural do município de Batalha, onde fez parte da diretoria do STTR e da FETAG-PI, a Secretária da Confederação manifestou sentimentos de alegria. “Fico feliz em participar deste momento importante de conclusão do primeiro curso da ENFOC aqui no Piauí e no Brasil”, frisou. “A Confederação em parceria com as Federações e STTR’s vem realizando os encontros estaduais e regionais e nós ficamos felizes em participar desta transformatura desta que é a primeira etapa, porque aqui é o início de caminhada destes educandos(as)”, disse.

“Trago o abraço da Diretoria da CONTAG e parabenizar a iniciativa do STTR de Batalha e a Federação do Piauí pelo apoio através de sua diretoria e assessoria que esteve nos três módulos e nos colocar a disponível para continuar contribuindo com o nosso MSTTR”, finalizou Mazé Morais.

A festa foi concluída com o juramento da turma, entrega de certificados e descerramento da placa turma “Mãos Amigas”.

Menu Administrativo