13 ANOS DA ENFOC: Semeando resistência!

img
Há 13 anos nascia a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma escola construída a várias mãos, idealizada e sonhada primeiramente pelas mulheres trabalhadoras rurais, a partir da necessidade de uma formação política contextualizada que atendesse as suas demandas.  

As mulheres plantaram a semente que germinou em 14 de agosto de 2006, com a realização do 1º Curso de Formação Política (1ª Turma) da ENFOC.

Uma escola de formação política orgânica do Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, de natureza libertadora e popular inspirada no legado de Paulo Freire, com missão de fazer formação política militante, processual e ampla, pautada no fortalecimento da luta da classe trabalhadora, a partir de suas dinâmicas e potencialidades, com perspectiva de transformar realidades e emancipar sujeitos.

E assim a ENFOC ao longo desses 13 anos foi se constituindo em seu fazer coletivo e se reinventando através das ações formativas multiplicadas pelos educandos e educandas que compõem a Rede de Educadores e Educadoras Populares. Essa multiplicação que se dá de maneira criativa, recria saberes e alcança as várias regiões e localidades desse imenso Brasil.

Caminhos da formação...

A ENFOC durante sua trajetória vem desenvolvendo processos formativos tendo como prática pedagógica a perspectiva crítica, libertadora, continuada e multidisciplinar, fundamentada nos princípios da Educação Popular, da Educação do Campo e referenciada no legado de Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

Estamos no 7º itinerário formativo, um caminho político e metodológico que envolve um conjunto de atividades articuladas entre si, voltadas a alcançar diversos espaços e sujeitos do campo, da floresta e das águas, propondo mudanças nos espaços de vida e militância desses sujeitos.

Na sua atuação, a ENFOC considera a pluralidade de culturas e ideias e estimula a leitura de mundo, está atenta às demandas e as especificidades e potencialidades daqueles e daquelas que participam de suas atividades e coletivamente compartilham e constroem saberes.

Com esse jeito de ser escola, lugar de transformação política que impulsiona a luta e a militância, a ENFOC construiu um repertório pedagógico que envolve a construção coletiva de conhecimentos, o estímulo à arte e cultura como expressões de resistência e saber popular, agrega conhecimento e inspira práticas para a construção de novas relações de sociabilidades.

A importância da formação política em defesa da democracia

Em tempos de ódio, preconceito, intolerância, desmonte de direitos, autoritarismo e conservadorismo do qual estamos vivendo, a formação política, crítica e libertadora ocupa um lugar de extrema relevância na vida das pessoas. A violência propagada pela mídia tendenciosa reforça a necessidade de investir em processos formativos capazes de despertar para a tomada de consciência.

Ao longo desses 13 anos a ENFOC como um espaço de luta e resistência tem investido em processos formativos que motivam e impulsionam ações transformadoras nos diversos espaços de vida e militância, e, nesse contexto, tem construído um itinerário formativo que reflita a conjuntura política, social e econômica do país, as ameaças à democracia e aos direitos da classe trabalhadora.

Tem se desafiado na abordagem de temas que perpassam a subjetividade dos sujeitos, a exemplo das oficinas “onde habita meu preconceito?” que refletem sobre orientação sexual, espiritualidade, relações sociais de gênero e relações étnico-raciais, buscando entender como são construídos os estereótipos e a naturalização das desigualdades e dos preconceitos.

Recentemente o tema sobre masculinidades tóxicas e novas masculinidades estão fazendo parte dos cursos, uma importante reflexão sobre o processo histórico de construção dos papéis atribuídos ao masculino, referenciando-se nos debates sobre patriarcado e feminismos para reforçar que a construção de uma nova sociedade baseada no respeito às diferenças requer que se superem as relações de desigualdades e exclusão fundadas na sociedade capitalista e patriarcal.

E assim seguimos, construindo resistências e caminhos, humanizando relações, conquistando mentes e corações na amorosidade e respeito às diversas formas de ser.

Nesses 13 anos queremos saber: qual a sua história com a ENFOC?

Em clima de celebração dos 13 anos da ENFOC queremos saber: Qual a sua história com a escola? Como ela chegou em sua vida? De que maneira a formação vivenciada influenciou transformações? Quais são as memórias guardadas do processo formativo? O que te tocou, despertou, contribuiu de alguma maneira?

Conte para nós em forma de depoimentos, vídeos, fotos, músicas, poesias, cordéis, repentes e demais formas de livre expressão que nos ajude a conhecer a sua história com a ENFOC.

Para enviar a sua história acesse o link abaixo:

O material recebido será divulgado no site da ENFOC e nas redes sociais.

Conheça mais sobre a ENFOC:

Estratégia pedagógica e Itinerário formativo:



#13anosenfoc
#eufaçoparte
#lugardetransformaçãopolítica
#paulofreirevive

Menu Administrativo