CURSO ESTADUAL FORM POLÍTICA Turna conclui o Curso Estadual de Formação Político-Sindical da ENFOC em Minas Gerais CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA DA FETAEMG

Curso da Enfoc se encerra com formatura dos alunos

Educandos e Educandas da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc) receberam seus diplomas durante o encerramento do terceiro módulo do curso sindical, em Belo Horizonte, de 06 a 10 de dezembro. A turma é formada por 40 alunos que representam o Movimento Sindical do Campo em praticamente todas as regiões do Estado.
A iniciativa da Contag e Fetaemg com tem como objetivo a formação política de lideranças do Movimento Sindical do Campo para refletir e atuar criticamente sobre a ação sindical.  O secretário de Formação e Organização Sindical da Contag, Juraci Moreira Souto, afirma nos quatro anos de existência da Enfoc os resultados são altamente positivos. “Nós estamos com cerca de três mil pessoas formadas pela Escola, que chamamos de educadores populares. Em Minas Gerais são aproximadamente 100 pessoas formadas nos dois anos de aplicação do curso no Estado.”

O curso tem dois eixos: temático: “Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário” e Pedagógico: “Pedagogia para uma Nova Sociabilidade, Memória e Identidade.” Na avaliação do diretor de Formação e Organização Sindical da Fetaemg, Pedro Mário Ribeiro, os resultados reafirmam a necessidade de se trabalhar com uma nova concepção da formação e organização sindical voltada para a valorização do sujeito e sua formação política. “Estamos superando as expectativas. A formatura desse grupo significa o compromisso de aplicar os conhecimentos produzidos no fortalecimento do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.”

Durante a formatura dos alunos, o presidente da Fetaemg Vilson Luiz da Silva parabenizou pelos resultados e ressaltou a importância do curso no fortalecimento das ações do Movimento Sindical do Campo. “Vocês têm agora a missão de redirecionar, caso seja necessário, os trabalhos de base em seus municípios. Só assim iremos reforçar o nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”.

 

 

Menu Administrativo