Ações para Formação Sindical em Tempo de Pandemia

img
A pandemia causada pelo covid-19, fez o mundo parar nos moldes que antes entendíamos como funcionalidade. No entanto, estamos reinventando nosso jeito de dar continuidade a vida e nossas lutas. A FETRAECE tem mantido viva sua organização, promovendo dentro do que possível, o diálogo com seu povo, fortalecendo a luta e negociando com o governo estadual, as ações necessárias para dar o mínimo de conforto e sustentabilidade a vida no campo. 

A FETRAECE vem nos últimos 7 anos, através de sua estratégia formativa, fortalecendo a comunidade camponesa, as lideranças e dirigentes sindicais com formação político-ideológica, tendo como referencial a Política Nacional de Formação e o Projeto Político Pedagógico, alicerçados no PADRSS.

Como resultado deste investimento formativo, temos uma Rede de Educadoras e Educadores atuante, envolvida em todas as ações do movimento sindical. A Rede tem proposto e construído as rotas pedagógicas e metodológicas do fazer formativo no Estado do Ceará, orientada e coordenada pela Secretaria de Formação e Organização Sindical da FETRAECE.

Nesse sentindo, esta Federação reafirma seu compromisso de fortalecer a formação política, dando o suporte formativo a Rede de Educadoras e Educadores. Para oxigenar esse espaço de multiplicação pedagógica e metodológica criativa, realizamos no dia 05 de junho um Encontro de Afeto, Compromissos e Aprendizados Online, com 60 educadoras e educadores do Estado. Na ocasião, a FETRAECE lançou um desafio para Rede: fazer formação em tempos de pandemia, alcançando outras educadoras e educadores. O desafio logo foi aceito! A estratégia lançada foi intitulada como “Rodas Literárias”, onde cada educadora e educador presente no Encontro acima mencionado, foi desafiado a criar um agrupamento com 08 educadoras e educadores. Passada uma semana, já temos 26 agrupamentos alcançando, aproximadamente, 200 educadoras educadores no processo de formação virtual.

A Secretaria de Formação, Organização Sindical e Comunicação trabalha na perspectiva de dar o melhor suporte pedagógico, metodológico e político possível para a Rede de Educadoras e Educadores. O primeiro texto ofertado para dialogo nos grupos foi sobre Militância, do livro “Trabalho de Base” de Ranulfo Peloso. A música “ o Que Vale é o Amor” de Zé Vicente, abriu e encantou o primeiro encontro online dos grupos.

A cada semana os grupos terão um novo texto para leitura, dialogo e proposição. Todos os textos serão acompanhados por perguntas geradoras, assim, os diálogos e proposições terão um horizonte previamente acertado, que comunga com a pretensão intencional de construir estratégias que aponte para dois caminhos a serem consolidados, quando do retorno das atividades presenciais, numa Oficina Estadual de Educadoras e Educadores, que terá como objetivos: 1) Construir caminhos para retomar os Trabalho de Base; e 2) Participação/Colaboração da Rede no processo Político Eleitoral, com foco nas Candidaturas Orgânicas do Movimento Sindical.

Menu Administrativo