Plenária da Terceira Idade reafirma e reconhece a luta das pessoas idosas no MSTTR e no exemplo para as novas gerações

O protagonismo das mulheres e dos homens da terceira idade e idosos(as) rurais na luta pela construção do MSTTR, pela garantia de direitos e pelo desenvolvimento rural sustentável e solidário ficou evidente na 3ª Plenária Nacional da Terceira Idade e Pessoa Idosa, realizada nos dias 9 e 10 de dezembro de 2020 em formato virtual.

Foram dois dias de debates, propostas, mensagens e apresentações culturais que resultaram na construção da Carta Política “Tecendo a luta, a memória e a história em defesa da vida, dos direitos, da democracia, do meio ambiente e do envelhecimento ativo, saudável, autônomo e feliz”. O documento foi entregue pela secretária da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva (Zefinha) ao presidente da CONTAG, Aristides Santos, e aos demais diretores e diretoras que estavam presentes na Plenária.

A Carta aponta alguns desafios que estão surgindo diante da política ultraneoliberal que reduz e restringe direitos, o papel do Estado em prover serviços e políticas públicas adequadas e de qualidade. “Há também o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, da transição demográfica, do aumento da longevidade, do aumento da incidência de doenças degenerativas, da composição e comportamento das famílias e, principalmente, da discussão sobre a sucessão rural e destino da agricultura familiar”, aponta a Carta.

Ao receber a Carta Política, o presidente da CONTAG valorizou o protagonismo das pessoas da terceira idade na luta e nas conquistas do MSTTR. Aristides também lembrou de guerreiros e guerreiras nessa trajetória e que já estão em outro plano, a exemplo de Margarida Alves e Manoel Santos. “Se estamos hoje chegando aos 57 anos da CONTAG, com o movimento sindical consolidado, com as conquistas, com os direitos garantidos, devemos ao trabalho, à luta das pessoas da terceira idade. A terceira idade é vida dentro do nosso movimento sindical”.

Clique AQUI para baixar a Carta Política na íntegra.

DEBATE

Os debates desse segundo dia da Plenária também contribuíram para a politização do evento e para a construção da Carta Política.

O 1º Ciclo de Debates foi sobre a Sustentabilidade Político-Financeira do MSTTR e contou com a participação do secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto, e do vice-presidente e secretário de Relações Internacionais, Alberto Broch.

Juraci destacou a importância de trabalhar para o fortalecimento do Sistema Confederativo (STTRs/FETAGs/CONTAG) e de sua sustentabilidade político-financeira.

“Queremos as nossas entidades fortalecidas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. E quando falamos em sustentabilidade, tratamos da contribuição financeira, mas, também, da questão política e social. Queremos prestar bons serviços, atender às demandas e ter bom diálogo com a nossa base, que sintam-se representados e privilegiados de fazer parte do nosso movimento”.

Alberto ressaltou a importância da terceira idade no campo brasileiro ao longo dos 57 anos da CONTAG, que será celebrado no próximo dia 20 de dezembro. “São 57 anos de lutas e conquistas e também de muitas lágrimas. Após quatro meses de sua criação tivemos o golpe militar. Foi um período de muitas dificuldades e de luta e a terceira idade ajudou a construir essa história”.

Na sequência, foi realizado o 2º Ciclo de Debates, cujo tema foi Direitos das Pessoas Idosas e violações, e Perspectiva Legislativa. Esse momento foi coordenado por Alberto Broch e contou com a participação do promotor do Idoso do estado do Maranhão, José Augusto Cutrim, e dos deputados federais Heitor Schuch (PSB-RS), Carlos Veras (PT-PE), Vilson da Fetaemg (PSB-MG) e Daniel Almeida (PCdoB-BA).

O promotor trouxe alguns números e destacou os principais tipos de violência que passam as pessoas idosas. Cutrim informou, segundo dados da Pnad, que 70% das denúncias de violências contra idosos mostram que a agressão foi sofrida no ambiente familiar e são denúncias de violência física, psicológica e abuso sexual, por exemplo. Também deixou mensagens motivadoras: “Todos querem viver muito, mas ninguém quer envelhecer. O mais importante é envelhecer bem!”

Heitor Schuch valorizou a conquista da Constituição Federal de 88, que trouxe muitas conquistas para a classe trabalhadora, em especial a aposentadoria para o homem e a mulher do campo, bem como a luta para barrar a reforma da Previdência e os impactos para os rurais.

Carlos Veras destacou que tem acompanhado e lutado no Congresso contra as ações do governo federal na tentativa de retirar direitos e desmontar políticas públicas importantes, a exemplo do próprio Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI) e o veto ao auxílio emergencial para a agricultura familiar.

Vilson da Fetaemg também relembrou a luta pela conquista dos direitos previdenciários e reforçou a importância da CF de 88, conhecida como a Constituição Cidadã. O parlamentar colocou o seu mandato à disposição para fortalecer a luta para garantia e manutenção de direitos para os trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares.

Já Daniel Almeida destacou o cenário de desmonte no País das políticas públicas voltadas à vida das pessoas e ressaltou que é preciso enfrentar essa situação que atinge, principalmente, as pessoas da terceira idade e a classe trabalhadora. O deputado reconheceu, ainda, o importante papel da CONTAG nesse enfrentamento ao desmonte.

AVALIAÇÃO

Além de todos os debates, a Plenária foi rica de troca de experiências, depoimentos, cultura e animação. Durante os dois dias foram apresentados vídeos, músicas caipiras com a dupla Ânderes e Fernandes, e a interação de pessoas de todos os estados brasileiros, enviando mensagens e comentários para enriquecer ainda mais o evento.

Zefinha finalizou a Plenária agradecendo a todos e todas que contribuíram na realização da Plenária e a todos e todas que acompanharam os dois dias. A secretária da Terceira Idade também reafirmou a importância e o protagonismo das pessoas idosas. “A terceira idade é o símbolo da esperança de viver. E vamos continuar na luta Semeando Direitos e Cultivando Esperança! Viva a Terceira Idade!”.

Menu Administrativo