Educação Popular e Tecnologias, a partir das experiências formativas da ENFOC e das Escolas de Formação da CUT

img

A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) e a Secretaria Nacional de Formação da CUT - SNF CUT realizaram nesta quinta-feira (28 de janeiro), de forma virtual, a Roda de Conversa - Educação Popular e Tecnologias.

A Roda é uma das atividades da Campanha Latino-Americana e Caribenha em defesa do legado de Paulo Freire, que acontece no Fórum Social Mundial 2021.

Foram mais de duas horas de interação e partilha de várias experiências tecnológicas do fazer formativo da CONTAG e da CUT, em tempos de pandemia. Entre elas, o curso de Formação Política Partidária, em Pernambuco; a Rodas Literárias desenvolvida no Ceará; a Plataforma Moodle enquanto ferramenta pedagógica estratégica das atividades intermódulo da ENFOC; o curso Prático de Midiativismo em defesa da Amazônia; entre outras.

“Essas experiências de formação abrem horizontes e possibilidades para criarmos ações políticas de enfrentamento à exploração dos trabalhadores e trabalhadoras. É preciso utilizar novos instrumentos de informação para continuarmos levando nossa mensagem ao povo do campo e da cidade”, disse o secretário de Formação e Organização da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Uma reflexão sobre a utilização das novas tecnologias que se faz ainda mais necessária, diante das crises que o Brasil e o mundo atravessam.

"Num momento de conjuntura marcada pelas crises sanitária, política, ecológica e econômica, e com o aumento da desigualdade e da miséria, é imprescindível construir uma marcha virtual dos movimentos de esquerda e progressista, que atraiam a juventude e novas pessoas em defesa da democracia, da igualdade, da solidariedade e da humanidade”, destacou a secretária de Formação adjunta da CUT/Nacional, Sueli Veiga Melo.

“Além de fortalecer a luta de classe, esse fazer tecnológico deve ser um instrumento de inclusão e não de afastamento de pessoas”, lembraram os educadores populares e mediadores da roda de conversa, Larissa Delfante e André Luan.

De acordo dados apurados pelo IBGE, no final de 2018, cerca de 45,9 milhões de pessoas não tinham acesso à Internet no Brasil. E 14,9 milhões de domicílios seguem sem acesso à Internet.

Desta forma, CONTAG e CUT, devem manter e animar o itinerário formativo virtual, mas também seguir na luta para que todos e todas tenham acesso à internet de qualidade no campo e na cidade.

Campanha Latino e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire

A Campanha Latino e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire foi outro diálogo importante da Roda de Conversa.

Organizada pelo Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), a Campanha acontece devido a perseguição ideológica ao pensamento crítico e, em particular, às ideias do educador Paulo Freire, não apenas no Brasil, como também em outros países da América Latina e do Caribe.

Além da defesa do legado de Paulo Freire, a Campanha ainda faz uma reflexão sobre o contexto adverso em que vivemos em nosso continente, marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos de opressão.

Mais sobre o Fórum Social Mundial

Com o tema “Um Outro Mundo Possível”, o Fórum Social Mundial (FSM) 2021, começou no sábado (23) e vai até o dia 31 de janeiro. Por ser todo virtual, em razão da pandemia, a tradicional marcha de abertura deu lugar a exibição de vídeos e depoimentos das lutas sociais do mundo em prol de justiça social, econômica, democracia e bem viver.

O Fórum Social Mundial é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne os grandes capitalistas do mundo.

Menu Administrativo