FETAG-PI inicia primeiro Curso Virtual de Formação Política

Ato inédito nos 50 anos de história da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG-PI). Após cinco décadas, essa é a primeira vez que a entidade que representa o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) no Piauí, realiza o Curso de Formação Política, ou seja, primeira turma da Enfoc dos Cerrados, por meio virtual devido a pandemia da Covid-19.

O Curso Virtual de Formação Política no Território dos Cerrados conta com participantes dos Polos Sindicais de Floriano, Canto do Buriti e Vale do Gurguéia. A ação deu início nesta quarta-feira (30) o primeiro dos três módulos e terá programação até a próxima sexta, dia 02 de julho.

O evento tem como objetivo, formar quadros de dirigentes para uma atuação em rede junto a base sindical através da estratégia de multiplicação dos conhecimentos interferindo prepositivamente para a solução de problemas conjunturais e territoriais, na dinamização do projeto político do MSTTR, visando fortalecer e qualificar sua atuação na luta pela disputa de projetos de sociedade, nos espaços de formação, negociação e monitoramento de políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável e solidário e na gestão das entidades sindicais.

Durante a cerimônia de aberta a Secretária de Formação e Organização Sindical da Federação, Mazé Ribeiro, comentou sobre o curso. “Este é um momento especial e de troca de saberes de todos/as os dirigentes sindicais porque é um aprendizado que se constrói a partir da experiência de cada um/a e todos/as entramos para história, porque estamos vivenciando esta nova modalidade virtual e somos protagonistas desta história e a Enfoc é lugar de transformar”, relatou Mazé Ribeiro.

A Presidente da FETAG-PI e deputada estadual (PCdoB), Elisângela Moura, também comentou sobre o curso de formação. “Gratificante realizarmos este evento de maneira virtual nestes três polos através da Secretaria de Formação da Federação”, disse. “Esperamos que vocês aproveitem ao máximo esta oportunidade para se aprofundarem nos temas debatidos para que possamos avançar nas políticas públicas e pôr em prática o aprendizado em nossas bases, porque esta é uma grande parceria entre os Sindicatos, FETAG-PI e a CONTAG, portanto, desejamos boa sorte aos educandos/as”, afirmou a deputada da Agricultura Familiar.

Neste primeiro módulo será trabalhado a formação social e projetos de sociedade em disputa ao longo da história da humanidade. Eixo temático: ações sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Eixos pedagógicos: memória e identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade.

Viva os povos e o Território dos Cerrados!

Menu Administrativo