JORNADAS FORMATIVAS NOS ESTADOS: MESMO COM A PANDEMIA, A ENFOC SEGUE FAZENDO FORMAÇÃO JUNTO À BASE!

img

Desde junho deste ano, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) através da sua Escola Nacional de Formação (ENFOC) vem realizando em todo o Brasil, Jornadas Formativas nos Estados.

Realizadas por meio de plataforma virtual, as Jornadas Formativas desenvolvem um processo de formação, com atividades direcionadas às Campanhas Nacionais “Sindicato de Portas Abertas” e Raízes se Formam no Campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso.

"A ideia é reforçar a construção de narrativas que contribuam para a construção de argumentos sobre o porquê das Campanhas, a importância do Sindicado e da Sindicalização nos tempos de hoje”, destaca o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Guto ainda enfatiza que “as Jornadas também retomam as atividades da ENFOC, nos estados (cursos estaduais), interrompidos em função da Covid-19, ao mesmo tempo que fortalecem o trabalho de base que as Federações e Sindicatos estão realizando”.

Nos Encontro nos Estados estão sendo trabalhados eixos aglutinadores apresentados em forma de perguntas para facilitar a reflexão dos conteúdos. (Eixos: 1. O que é trabalho de base? 2. Porque e para quê as Campanhas Sindicatos e Portas Abertas e Raízes se Formam no Campo? 3. O que é preciso para que o Sindicato tenha uma gestão política, administrativa e financeira eficiente? 4. Quais são os desafios de uma entidade de classe (sindical) nos tempo de hoje?).

Cada uma dessas perguntas compreende um Encontro Virtual e cada Encontro tem três horas de duração, intercalados por trabalho de base entre um Encontro e outro.
As jornadas são realizadas pelas Secretarias estaduais de Formação juntamente com as demais Secretarias que integram o Conselho Político Gestor da ENFOC nas federações e contam com o apoio da Rede de Educadoras e Educadores Populares da ENFOC nos estados e da Equipe Pedagógica Nacional. As Federações podem realizar mais de uma jornada (conforme necessidades) e orientar que os Sindicatos também possam realizá-las nos municípios.

Menu Administrativo