Jornada Formativa de Roraima

A segunda Jornada Formativa de Roraima aconteceu no dia 25 de setembro, no projeto de assentamento São Luisão, no município de São João da Baliza,  sul do estado de Roraima, com a presença de 30 pessoas, na residência da senhora Leudileia.

Fez-se presente a diretoria da FETRAFERR ( Federação dos trabalhadores Rurais e agricultores familiares do estado de Roraima) filiado a CONTAG, senhora Maria Alves Presidente da federação, Junho assessor da federação e presidente do sindicato do município de Cantá, Reginaldo secretário de juventude da federação, Joice secretaria de mulheres e Elindomar da Rede de Educadores populares.

A jornada teve início às 9hs da manhã, com um culto ecumênico conduzido pelo senhor Ednaldo. Em seguida a presidente maria Alves fez o uso da palavra, falando da importância do papel do sindicato dentro do município das vilas, assentamentos e das associações. Destacou ainda a organização de luta dos trabalhadores e trabalhadoras no campo da militância sindical. Para a presidente, a jornada formativa tem o intuito de levar informação e formação de base para os sócios e não sócio.

Deixou a federação à  disposição da comunidade para solucionar dúvidas e ajudar no que for necessário. Logo após a fala da presidente, o secretário de juventude da FETRAFERR Reginaldo fez o uso da fala, apresentando o programa jovem saber para a juventude presente. Na oportunidade, o secretário falou da campanha sindicato de portas abertas, para a comunidade no geral, pontuou as seguintes informações que o sindicato pode contribuir na cobrança do direitos dos seus associados, no auxílio maternidade, aposentadoria, auxílio doença, emissão de DAP, e outros. Falou ainda da participação da juventude nas discussões deliberativas e formativas no movimento sindical.

Após a apresentação do secretário de juventude, a senhora Joice secretaria de mulheres falou da importância da participação das mulheres nos sindicato, associação e cooperativas. Disse ainda que a secretaria trabalha com formação, informações, incentivo, proteção contra violência a mulher, finalizou dizendo que o sindicato é base da comunidade e da federação.

O educador popular Elindomar fez o uso da fala da campanha Raízes se forma no campo, o Educador disse que essa campanha vem pra trazer informações, e incentivo para permanência da juventude no campo, mais para isso acontecer o movimento precisa está organizado nas suas bases para discutir a educação no campo nas câmera de vereadores, assembleia legislativa do estado, e prefeitura.

O assessor da federação e presidente do sindicato do município de Cantá Junior, falou da importância da sindicalização, dos benefícios previdenciários, e tirou dúvidas dos agricultores e agricultoras presente na reunião.

Às 14hs deu-se por encerrado a jornada formativa com almoço para todos, entrega de cartilha ,panfletos e sorteio de bolsas e camisas do movimento.

Menu Administrativo