ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÃO! PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU: PAULO FREIRE E A PEDAGOGIA DA LIBERTAÇÃO

img
As inscrições para o curso de Pós-graduação lato sensu "Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação" encerram em 23:59h do dia 18/10/21.

Se você sentir esse chamado, não fique de fora dessa oportunidade de cursar uma Pós-gradução inédita que trás o pensamento de Paulo Freire, suas obras e metodologias para a construção de uma pedagogia da libertação, inspirando caminhos para os educadores e educadoras que ousam sonhar e transformar.

O curso é uma parceria entre a Faculdade Censupeg, o Instituto Vívere, o CEAAL (Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe) e a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire e dialogando com o caráter político e social da iniciativa, oferecem bolsas de estudo aos coletivos, entidades, organizações e movimentos sociais filiados ao CEAAL e/ou signatários da Campanha em Defesa do Legado de Paulo Freire e que tenham interesse em participar do curso de pós-graduação.

Serão oferecidas 100 bolsas de estudos no total, 50 bolsas de 50% e 50 bolsas de 100% do valor integral do curso.

O curso será realizado ao longo de 20 meses com carga horária total de 380 horas.

Os encontros acontecerão sempre às terças-feira, das 19h às 22h00, na modalidade online.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de outubro neste link: https://forms.gle/sPMG5jcNUJme545L6

Sobre o processo de inscrição e seleção de candidatos:

As bolsas são exclusivamente para quem NÃO tem pós-graduação e seja ligado aos coletivos, entidades, organizações e movimentos sociais filiados ao CEAAL e/ou signatários da Campanha em Defesa do Legado de Paulo Freire.

Para a primeira etapa da seleção, os/as interessados/as deverão responder ao formulário de inscrição ( https://forms.gle/sPMG5jcNUJme545L6 ) e apresentar brevemente suas motivações em realizar o curso;

Além do formulário de inscrições os/as candidatos/as deverão encaminhar uma Carta Pedagógica de Apresentação, em que o candidato relate sua história e apresente o seu interesse de aprofundamento de estudo.

A carta pedagógica será avaliada por uma comissão pedagógica dos docentes da Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação.

Após o prazo final de preenchimento dos formulários, serão realizadas entrevistas entre os candidatos e alguns educadores (as) da pós-graduação, a fim de aproximar educadores e educandos e auxiliar no processo de seleção de candidatos.

Observação: A Carta Pedagógica de Apresentação deve ser encaminhada exclusivamente para o email da vivere@ivivere.com.br

Da candidatura:

PARA BOLSAS 100%
- Estar vinculado a uma organização popular (movimentos sociais, sindicais, coletivos, associações e outras entidades organizativas do campo ou da cidade), exercendo atividades práticas ou teóricas que contribuam para o seu desenvolvimento (Esta vinculação pode ser comprovada por meio de uma declaração do coordenador/a da organização).
- Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido prática educativa/formativa junto a uma organização popular com a qual tem vínculo que tenha sido orientada ou inspirada pela pedagogia da libertação e, especialmente por Paulo Freire (Comprovada mediante envio de declaração da organização onde foi desenvolvida com breve resumo da prática).
Observação: As vagas de bolsas 100% se darão exclusivamente para quem não teve oportunidade de estudar pós-graduação.

PARA BOLSAS 50%
- Estar vinculado a uma organização popular (movimentos sociais, sindicais, coletivos, associações e outras entidades organizativas do campo ou da cidade) e/ou ser educador/a da educação básica na rede pública, exercendo atividades práticas ou teóricas (Esta vinculação pode ser comprovada por meio de uma declaração do coordenador/a da organização e/ou documento de contrato no serviço público;
- Estar desenvolvendo ou ter desenvolvido prática educativa/formativa junto a uma organização popular com a qual tem vínculo e/ou à instituição educacional na qual desenvolve sua prática como educador/a que tenha sido orientada ou inspirada pela pedagogia da libertação e, especialmente por Paulo Freire (Comprovada mediante envio de declaração da organização ou da instituição onde foi desenvolvida com breve resumo da prática).

Para as duas modalidade de bolsas os/as candidatos/as deverão:

- Escrever uma carta pedagógica de apresentação, que relata a história do/a educando/a interessado/a/ e apresentar o seu interesse de aprofundamento de estudo. A carta pedagógica será avaliada por uma comissão pedagógica dos docentes da Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação.
- A carta pedagógica deve conter no mínimo 1 (uma) e no máximo 2 (duas) laudas com formatação básica: letra Arial; tamanho 12; espaçamento entrelinhas 1,5; margens 3 cm superior e esquerda, 2 cm Inferior e direita.
- Enviar para o e-mail: vivere@ivivere.com.br com descrição no assunto: Quero ganhar uma Bolsa de 100% de Estudos na Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação ou Quero ganhar uma Bolsa de 50% de Estudos na Pós-graduação Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação até o dia 18 de outubro de 2021 às 23:59.
- Na carta é de extrema importância que o educando escreva as grandes questões que o inquietem e sua relação para com o desenvolvimento da pesquisa e da organização da qual representa!
- Firmar declaração de compromisso de que está disposto/a para pesquisar e se compromete a desenvolver artigo científico no decorrer da pós, ou que venha a fazer parte de uma publicação em periódico ou em livro e-book.

Do processo de seleção:
- O formulário de inscrição deve ser preenchido até às 23:59h do dia 18/10/21.
- O processo seletivo contará com análise do formulário, carta pedagógica de apresentação e entrevista.
- O processo seletivo adota políticas de ações afirmativas. Por favor, indique em sua candidatura se você se considera como potencial beneficiário(a).
- As vagas de bolsas 100% se darão exclusivamente para quem não teve oportunidade de estudar pós-graduação.
- As entrevistas serão realizadas entre os dias 25 e 29 de novembro/21 e os candidatos serão informados por e-mail.
- Os resultados serão divulgados no dia 02 de novembro através do Site do Instituto Vívere em www.ivivere.com.br

Observação: As bolsas de estudos integrais e parciais serão destinadas às pessoas que não possam arcar com o valor integral da mensalidade do curso (R$112,00 mensais), diante disso, caso tenha interesse em cursar a pós-graduação e conte com a possibilidade de arcar com seus custos totais, pedimos que se inscreva na modalidade regular através do site da Faculdade CENSUPEG:

Mais informações sobre o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Paulo Freire e a Pedagogia da Libertação, a Faculdade Censupeg e o Instituto Vívere, disponíveis em:
Faculdade Censupeg: https://www.censupeg.com.br

Menu Administrativo