HOMENAGEM À ENFOC - É tempo de esperançar!

Dois dias de encontro, diálogos e renovação da esperança. Assim foi o Seminário Paulo Freire, realizado pela Assembleia Legislativa do Pará em parceria com Universidades e centenas de entidades sindicais e movimentos sociais, nos dias 17 e 18 de novembro de 2021.

Entre dezenas de mesas e participantes que dialogavam sobre o pensamento freiriano e a educação popular, a reflexão de Nita Freire, esposa de Paulo Freire, foi forte: "É preciso ser persistente, estudar, semear o legado de Paulo Freire. Esse é o 45° título de Insígnias Doutor Honoris Causa que ele recebe. Nos EUA, o conteúdo de um livro é considerado velho em dez anos, o livro Pedagogia do Oprimido se debate há mais de vinte anos. E isso é surpreendente para eles. Como que a obra do Paulo consegue estar tão atual para os dias de hoje."

A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Pará, com a medalha Paulo Frota, e um certificado de honra ao mérito pela importante colaboração para a educação popular, e por seu comprometimento em defesa da educação e do legado de Paulo Freire.

Para o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Santos Silva (Guto),receber a medalha Paulo Frota em nome da ENFOC é uma honra, resultado de muito trabalho coletivo, de vozes de homens e mulheres do campo, do todos os cantos do Brasil, mas sobretudo, de mulheres, que enxergando a necessidade de educar seu povo, se inspiraram em práticas educativas de Paulo Freire e criaram há quinze anos, a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). Guto ainda acrescenta: “É também um desafio, pensar e construir novas experiências formativas que dialoguem com a era digital que estamos vivenciando."

FEIRA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: ALIMENTOS PARA O CORPO E A ALMA

O Seminário, contou também com uma Feira da Economia Solidária, onde foram expostas obras do legado de Paulo Freire e teve diversa programação cultural, com a participação de mais de trinta entidades sindicais e movimentos sociais.

"Participar da Feira da Economia Solidária dentro da Estação das Docas é um ato de resistência, porque aqui a gente enfrenta o negacionismo, não apenas da pandemia, mas do legado de Freire. Poder mostrar sua obra junto a diversidade da produção da agricultura familiar, para nós é um ato de resistência”, destaca a presidenta da FETAGRI-PARÁ, Angela de Jesus.

ENTREGA DE BUSTOS DE PAULO FREIRE - HOMENAGEM

Como ação do Curso Prático de Midiativismo 2, a ENFOC homenageou com um busto de Paulo Freire, o governo do Estado, o Presidente da Assembléia Legislativa e o escritor Pedro Pontual, importante pensador da educação popular. Outras entidades como a UNIPOP, Movimento dos Atingidos por Barragens, República de Emaús, MST, também receberam pratos artísticos com a imagem do patrono da educação brasileira. Pontual fala emocionado da homenagem: "É disso que estamos falando a tempos, reunir diversas práticas da educação popular e trocar, amorosamente, cuidadosamente, experiências, relatos, vivências, é a mais genuína construção do que é fazer a educação popular. Meu amigo Paulo Freire estaria feliz de nos ver aqui."

Ao fim do evento, o deputado Carlos Bordalo, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alepa, afirmou: "nós temos que recuperar as ações coletivas para o bem de todos e todas. O Parlamento também pode ser utilizado como ferramenta pedagógica desde que as lutas políticas estejam âncoradas com as entidades sindicais e os movimentos sociais e o trabalho de base. Daqui, saímos desenhando a publicação de um livro do que representa esse centenário para as nossas lutas emancipatórias amazônidas e brasileira."

Depois de tanta inspiração, uma pausa para um respiro profundo. É tempo de freiriar. Viva Paulo Freire!

#ENFOC #CONTAG #PauloFreire #Centenário #Educação #Cultura
#Midiativismo

Menu Administrativo