FÓRUM SOCIAL DAS RESISTÊNCIAS - Assembleia de Convergências Contra a Fome e pela Vida! Sexta-feira (28), às 14h

img
Resistência, denúncia, criação e luta por justiça e transformação social!

O Brasil e o mundo vivem um período de crises sucessivas que têm produzido efeitos trágicos para a vida das pessoas, sobretudo, penalizando as mais pobres e vulneráveis.

Diante deste preocupante cenário, a CONTAG e várias organizações e instituições participam desta quarta-feira (26 de janeiro) até sábado (29) do Fórum Social das

Resistências 2022, que acontecerá por meio de plataforma virtual, em primeira etapa. A segunda etapa será presencial e está prevista para abril, em Porto Alegre.
Vale ressaltar que o Fórum Social das Resistências é uma ação articulada ao Fórum Social Mundial, que acontecerá em maio, na Cidade do México.

“Diante deste contexto pandêmico, onde o Brasil tem vivido um processo de ausência de políticas públicas e o retrocesso de direitos, inclusive voltando ao mapa da fome, o Fórum Social das Resistências e Fórum Social Mundial (FSM) se afirmam como espaços estratégicos para debater e propor a promoção de políticas públicas que garantam as necessidades básicas e sobrevivência do povo brasileiro em um momento de pandemia e de crises (política, sanitária, social, econômica, ambiental e outras)”, afirma o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida

Dentre tantas atividades da programação virtual do Fórum Social das Resistências, na sexta-feira, 28 de janeiro, das 14-17h acontecerá a Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida, tendo o objetivo de traçar um panorama da situação das organizações e movimentos sociais no final de 2021 e início deste ano, levando em consideração a atual situação do Brasil, marcada pelo agravamento da pandemia, enchentes, estiagem/seca, fome e miséria.

A partir desse debate, análise, informes, denúncias e anúncios coletivos, as organizações e movimentos sociais sairão com uma agenda de incidência coletiva prevista para 2022.

Falas confirmadas na Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida:

Ministra Marcia Lopes
Tema: importância Governos da Priorização Políticas do Combate à Fome

Deputado Pedro Uczay (Núcleo Agrário PT)
Tema: Ações de Resistência Política no Parlamento em andamento

Jean Pierre Tertulino Câmara (CPCE Comitê de Presidentes e Presidentas dos Conseas)
Tema:SiSAN, Conseas e Conferência hoje

E mais!

Falas de representantes de várias organizações componentes de todo Sistema Alimentar Brasileiro!

Coalizão Negra Pelos Direitos, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Agentes da Pastoral Negra (APNs), COIAB, APIB, CASA1, Observatório Nacional de Água e Saneamento (ONDAS), Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação do Semi-Árido (ASA ), Movimento Nacional dos Pescadores e Pescadoras (MPP), Movimento Pequenos Agricultores (MPA), Movimento Mulheres Camponesas (MMC), Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf), Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), Coletivo Nacional Agricultura Urbana (CNAU), Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Central de Cooperativas Unisol Brasil/Unicopas e Rede Penssan.

Cultura e arte!

Estão confirmadas várias apresentações culturais, mística, música, poesia com Tião Farinhada (Artista Popular) Maria do Maria do Socorro Teixeira Lima (Rede Cerrado e ASMUBIP- Quebradeiras de Coco), Nhá Vera Soares (Fonsanpotma) e Will (Entregadores Antifascistas e Banquetaço)

Ao final será apresentada proposta da formação de uma Frente Nacional Contra Fome e a Sede para ajudar os trabalhos de ações emergenciais e fortalecer as ações estruturais por SSAN e DHAA que já estão em andamento e precisam ser potencializadas.

Anota aí!

📌 Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida
🗓️ Data: 28 de janeiro - Sexta-feira - 14:00 às 17:00  (horário de Brasília) 

Transmissão pelos canais do YouTube da Campanha Gente pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome e Facebook da CONTAG e demais organizações.

Para transmitir a Assembleia de Convergências Contra a Fome e Pela Vida, basta clicar AQUI

Anote aí! Participação da CONTAG nas atividades!

Além da Assembleia de Convergências: pela Vida e contra a Fome, a CONTAG também estará em outras atividades do Fórum:

- Assembleia de Convergências: Paulo Freire, Democracia e Direitos Humanos: 
📌 Educação Popular e Comunicação
🗓️ 27 de janeiro, quinta-feira - 9h (Horário de Brasília)

📌Educação, Mundo do Trabalho e Saúde
🗓️ 27 de janeiro, quinta-feira - 11h (Horário de Brasília)



📌Rede Nacional Café com Paulo Freire para pensar e mudar o mundo
🗓️ 27 de janeiro, às 17 horas (Horário de Brasília)

📌O Papel da Mídia nos Processos Democráticos no Brasil e na América Latina
🗓️ 27 de janeiro, quinta-feira - 18h (Horário de Brasília


“O Fórum Social das Resistências será um momento de denúncia contra o desemprego, a miséria e a fome. Tudo isso num processo de mobilização da sociedade brasileira, da sociedade internacional, das entidades sindicais, dos movimentos sociais, para resistir e lutar, mobilizar e retomar a Democracia no nosso Brasil”, destaca o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Saiba mais!

O Fórum Social das Resistências 2022 estava programado para ser realizado agora em janeiro e presencialmente em uma única etapa, mas em função do agravamento da pandemia parte das agendas presenciais foram reprogramadas para a modalidade virtual e outras para abril.
Participam do Fórum Social das Resistências quase 200 instituições de diferentes setores da sociedade organizada, que, além de atuarem na construção das atividades promovidas pelo próprio Fórum Social Mundial, inscreveram mais de 120 atividades autogestionadas.

Fórum Social Mundial (FSM)

É um movimento de resistência, de denúncia, de criação e de luta para a transformação do sistema de justiça assim como de consolidação de instituições nele envolvidas e comprometidas com os valores da democracia, da dignidade e da justiça social.

Fórum Social das Resistências

É um evento inserido dentro dos processos do FSM. Sendo um espaço de articulação, divulgação e ampliação de todas as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina.

Por um Brasil livre da fome, da sede e da miséria!

Menu Administrativo