ENFOC 16 anos: Liberdade para Lutar! EducAção para TransFormar!

img

Em 14 de agosto de 2006, nascia há 16 anos, a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma escola política e orgânica do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), referenciada por uma educação libertadora de base freiriana, de modo que educandas(os)/educadores(as) compreendam a sua realidade, questionem e a transforme. Que sejam sujeitos da sua própria história na busca do SER MAIS, como nos ensina o mestre Paulo Freire, patrono da Educação brasileira.

Nesses 16 anos os desafios e aprendizagens foram imensos, mas não perdemos a capacidade de sonhar, de lutar por uma sociedade mais humanizada, includente e solidária. A ENFOC segue com sua missão de “desenvolver processos formativos continuados numa perspectiva crítica, libertadora e transformadora” se reinventando em suas ações e articulando seu referencial pedagógico, crítico e dialógico, dirigido à formação humana em conjunto com a grande e pulsante Rede de Educadores e Educadoras Populares da ENFOC.

Denunciamos o contexto, que o Brasil atravessa, de agravamento da pobreza e da fome; das violências; da profunda desagregação social, institucional e desrespeito aos princípios democráticos com o agravamento das violações de direitos. Ao mesmo tempo em que anunciamos a luta, a força e a mobilização dos sujeitos do campo, da floresta e das águas pela reconstrução de um outro Brasil.

Nessa luta coletiva e nesse caminhar formativo de emancipação dos sujeitos e transformação de realidades realizamos, entre outros, cursos estaduais e regionais e curso nacional, e com a contribuição e participação ativa dos sujeitos (mulheres, jovens e terceira idade) do campo, floresta e águas; o 6º Encontro Nacional de Formação – ENAFOR com o tema: “Liberdade para Lutar. EducAção para TransFormar” envolvendo mais de 1.000 pessoas; os Encontros Estaduais de Formação, as Jornadas Formativas nos estados; a Jornada Formativa “Fascismo: Conhecer para combater”, reforçando a importância e a urgência do enfrentamento do ultraconservadorismo e do fascismo no Brasil e no mundo.

Somos uma escola de (trans)formação e “Celebrar os 16 anos da ENFOC é reafirmar a posição crítica defendida por Paulo Freire, em especial, neste ano das Eleições 2022, onde somos convidadas e convidados a decidir por um projeto político de Brasil que defenda a democracia, combata a fome e a sede, preserve o meio ambiente, retome as obras paradas e os investimentos públicos para garantir a imediata geração de emprego de qualidade, através de planos de obras públicas nas áreas de infraestrutura econômica e social, serviços públicos de educação, saúde, habitação popular, transporte, cultura e lazer. E esse projeto político se chama Luiz Inácio Lula da Silva ou simplesmente LULA”, afirma o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

O tempo presente exige estarmos em constante movimento, pensando estratégias para ampliação da nossa capacidade de intervenção frente às disputas e às lutas travadas diariamente. Temos a tarefa política de derrotar o fascismo que tomou de assalto nosso país e de lutar pelo projeto de sociedade sustentável, antirracista, igualitário, agroecológico, livre de violências, com o fortalecimento da agricultura familiar, do direito a terra como território do bem viver e da democracia participativa com soberania popular. E Freire nos diz sem a luta política não há condições concretas de liberdade e transformação.

A ENFOC celebra seus 16 anos como uma escola viva, de educação popular de base freiriana, crítica, emancipadora e dialógica. E reafirma Liberdade para Lutar e EducAção para TransFormar!

Viva a ENFOC!

Viva a Rede de Educadores e Educadoras Populares!

Viva a Agricultura Familiar!

Viva o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais!

Pela Vida e Pela Democracia, Lula Presidente!

Menu Administrativo