200 anos de (In)dependência: Presente e Passado que Forjaram e Forjam o Brasil de hoje

img

Faz escuro mas eu canto,
porque a manhã vai chegar.
Vamos juntos, multidão,
amanhã é um novo dia”.
(Thiago de Mello)

A Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC) promoverá no dia 06 de setembro, às 10 horas (horário de Brasília), a Live: “200 anos de (In)dependência - presente e passado que forjaram e forjam o Brasil de hoje” através do Portal, YouTube e Facebook da CONTAG. Já confirmou presença na live, o historiador, professor e doutor pela Universidade de Brasília (UnB) em História das Relações Internacionais, Fernando Horta.

O que significa celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil no contexto atual? É essa reflexão que iremos fazer para denunciar os ataques à democracia, as ofensivas aos direitos sociais, às lutas sociais e às proposições fascistas estruturadas em ações sistemáticas contra o campo científico, da educação, da saúde, do meio ambiente e da cultura.

A Live será também de anúncio da luta, da resistência e da esperança, pois nesse período que antecede as Eleições 2022 é urgente nos engajarmos nas lutas pela reconstrução do Brasil.

“Diante do atual cenário brasileiro de fome, de miséria, de desemprego, de inflação, de violência no campo e na cidade, de desmatamento e queimadas dos biomas, de desvalorização e ameaça ao sistema eleitoral, a CONTAG por meio da ENFOC destaca que a luta e o trabalho de base são essenciais contra os retrocessos que ameaçam o Estado democrático e pela defesa de direitos e políticas públicas para o povo brasileiro, sobretudo, das populações que ao longo da história do País sempre foram excluídas”, afirma o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

 Nesta data a CONTAG através da ENFOC reafirma a importância da luta da classe trabalhadora do campo e da cidade contra as tentativas de silenciamento das vozes de mulheres, negros e negras, trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, indígenas, pessoas LGBTQIA+ e as populações marginalizadas do nosso País.

Então, anotem aí! As expressões artísticas e culturais também estarão presentes durante a exibição da nossa Live dia 06 de setembro às 10 horas (horário de Brasília). Contamos com sua participação!

Menu Administrativo