Em celebração ao Centenário de Paulo Freire

img
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e a Escola Nacional de Formação (ENFOC)  estará presente e contribuirá com a celebração do 100º aniversário de Paulo Freire, de 17 a 20 de setembro de 2022 em Recife (PE), com participantes da América Latina, da Europa e da África.

Na programação estão previstos debates, encontros, exposições, ato político-cultural em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

Um pouco da programação

No sábado (17 de setembro), será realizado o Encontro da Rede de Mulheres Trabalhadoras em Educação da Internacional da Educação para a América Latina, no Mar Hotel.

No domingo (18 de setembro) é a vez do Ato Político-Cultural com os shows de Chico César, Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Y Somos Todas (Costa Rica). O evento é gratuito, aberto ao público e será realizado na Praia do Pina, a partir das 14h.

Na segunda-feira (19 de setembro), será realizada a Plenária Popular Mundial de Educação com debates sobre o legado de Paulo Freire na Educação Mundial na perspectiva da África, Europa e América Latina, e na Educação Pública Brasileira com a presença de Nita Freire, Eliete Santiago e Sérgio Haddad. Também, acontece a abertura do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano (MPLA), para participantes já inscritos. Os eventos acontecerão na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e no encerramento desse dia terá uma caminhada até a escultura de Paulo Freire.

Na terça-feira (20 de setembro), serão apresentados os estudos realizados no período da pandemia e a declaração do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-americano. A celebração do Centenário de Paulo Freire, os debates e reflexões realizados estão previstos para encerrar às 18h da terça-feira.

Programação completa AQUI

“Para a CONTAG celebrar o legado do educador Paulo Freire é um compromisso com a própria história da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), criada em 2006, enquanto espaço de reflexão crítica da prática sindical pautada nas orientações do mestre Paulo Freire”, pontua o secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, Carlos Augusto Silva (Guto).

Quem foi Paulo Freire!?

Paulo Freire (1921-1997) nasceu em Recife (PE) seu pensamento e sua pedagogia são essenciais nos tempos atuais. E sua história é para ser contada e recontada para que seu legado permaneça vivo. Em 1963, em Angicos (RN), liderou um programa que alfabetizou 300 pessoas em um mês. Desejava, como diretor do Programa Nacional de Alfabetização do governo João Goulart, alfabetizar em quatro anos dezesseis milhões de adultos, sonho interrompido pela eclosão do golpe civil-militar de 1964.

Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar. Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Foi nomeado doutor honoris causa (em itálico) em 28 universidades de vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. É o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional, sendo um dos pensadores mais citados do mundo em universidades da área de humanas.

Menu Administrativo