PPP - Projeto Político Pedagógico

APRESENTAÇÃO 

A CONTAG, FETAGs e STTRs, buscam permanentemente, construir diretrizes políticopedagógico-metodológicas e vivenciá-las por meio de processos formativos que favoreçam o diálogo entre os diferentes sujeitos e saberes. Esta sistematização sobre o Projeto PolíticoPedagógico – PPP da formação do MSTTR, ainda em caráter preliminar, é – ao mesmo tempo:

·       Uma releitura da prática formativa vivenciada e das lições aprendidas. 

·       Uma projeção orientativa para todas as ações formativas do próprio MSTTR.

Ao perseguirmos tais objetivos, temos consciência que será preciso ampliar nossos olhares, mudar atitudes, rever comportamentos individuais e coletivos, de modo a favorecermos o exercício de “novas” práticas, que por sua vez fortaleçam a luta sindical e possibilitem ações transformadoras e libertadoras.

É nessa perspectiva que deve ser compreendida a constituição da Escola Nacional de Formação da CONTAG – ENFOC, a ser considerada como uma das principais estratégias de socialização, reflexão e atualização do PPP do MSTTR.

Assim o Projeto Político-Pedagógico não se reduz à Escola, por ser mais abrangente do que ela. O PPP implica necessariamente:

·       Na constituição e consolidação de espaços e instrumentos que evidenciem uma forte interação e integração entre as instancias organizativas (CONTAG, FETAGs e STTRs). 

 

·       No incentivo para uma maior coesão e efetiva capacidade de resposta dos (as) dirigentes, assessores (as) e lideranças do MSTTR às demandas, desafios e perspectivas que estão postos para quem vive, trabalha e produz no espaço rural brasileiro.

Em síntese, o presente documento parte do contexto histórico-político do MSTTR, perseguindo dois focos: o binômio formação-organização e o Projeto Alternativo (PADRSS). Em seguida aprofunda os principais aspectos da pedagógica que se pretende implementar e consolidar: pressupostos, vertentes e princípios norteadores. Aborda – enfim – a questão das estratégias e dos instrumentos de uma gestão compartilhada do PPP, entre os quais se destaca a Escola Nacional de Formação.

O documento se desdobra em 04 capítulos:

 

Capítulo I: Contextualização histórico-política do MSTTR.

Nessa parte será feito um resgate da história do MSTTR, no contexto das grandes transformações vivenciadas no espaço rural. Os focos desse resgate serão dois, tendo ambos uma forte dimensão político-pedagógica:

·       O binômio formação-organização, visto como indivisível e com pólos relacionados dialeticamente entre si. 

·       A construção do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS - destacando sua concepção e significado para a formação e organização dos trabalhadores/as rurais.

Os dois focos são partes constitutivas do PPP da formação do MSTTR e apontam a necessidade de construir e/ou consolidar a pedagogia para uma nova sociabilidade. Esta pedagogia passará a ser objeto de estudo no capítulo seguinte.

 

Capítulo II: Pedagogia para uma Nova Sociabilidade.

Nesse capítulo trataremos dos principais aspectos da pedagogia de formação que o PPP do MSTTR pretende consolidar. Explicitaremos: 

·       Seus pressupostos. 

·       Suas vertentes (formação programada e formação na ação). 

·       Princípios norteadores.

Tanto os pressupostos, como as vertentes e os princípios abordados remetem, obrigatoriamente, para a projeção de estratégias e instrumentos que favoreçam uma gestão compartilhada da Proposta Pedagógica do MSTTR, como veremos a seguir.

 

 

Capítulo III: Estratégias e Instrumentos para uma Gestão Compartilhada do PPP

Aqui serão abordadas, mais precisamente, as exigências do PPP no sentido de assegurar uma maior organicidade e corresponsabilidade entre as instâncias do MSTTR (STTR, FETAG, CONTAG).

A Escola Nacional de Formação se constituirá numa das estratégias que visa dinamizar, ampliar e sistematizar os processos formativos do MSTTR. Este será o objeto de estudo do capítulo final.

 

Capítulo IV: Linhas gerais da ENFOC e de seu funcionamento

Este capítulo final pretende abordar aspectos relacionados diretamente com a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), detalhando o desenho organizacional, com seus espaços políticos e administrativos, bem como, sua estratégia formativa.

O presente documento pretende tornar-se efetivamente um instrumento orientador e estimulador de novas práticas e experimentos pedagógico-metadológicos, estabelecendo um permanente diálogo com a ação do MSTTR. Desta forma, o texto deverá:

·       De um lado, se tornar uma oportunidade para questionar e rever visões, atitudes e comportamentos. 

·       Do outro, receber critica e observações, para ser aprimorado, sempre avaliado, redimensionado e sistematizado, a partir das próprias experimentações que tiver estimulado e consolidado.

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