APRESENTAÇÃO
A CONTAG, FETAGs e STTRs, buscam permanentemente, construir diretrizes
políticopedagógico-metodológicas e vivenciá-las por meio de processos
formativos que favoreçam o diálogo entre os diferentes sujeitos e saberes. Esta
sistematização sobre o Projeto PolíticoPedagógico – PPP da formação do MSTTR,
ainda em caráter preliminar, é – ao mesmo tempo:
·
Uma releitura da prática formativa vivenciada e
das lições aprendidas.
·
Uma projeção orientativa para todas as ações
formativas do próprio MSTTR.
Ao perseguirmos tais objetivos, temos consciência que será preciso
ampliar nossos olhares, mudar atitudes, rever comportamentos individuais e
coletivos, de modo a favorecermos o exercício de “novas” práticas, que por sua
vez fortaleçam a luta sindical e possibilitem ações transformadoras e
libertadoras.
É nessa perspectiva que deve ser compreendida a constituição da Escola
Nacional de Formação da CONTAG – ENFOC, a ser considerada como uma das
principais estratégias de socialização, reflexão e atualização do PPP do MSTTR.
Assim o Projeto Político-Pedagógico não se reduz à Escola, por ser mais
abrangente do que ela. O PPP implica necessariamente:
·
Na constituição e consolidação de espaços e
instrumentos que evidenciem uma forte interação e integração entre as
instancias organizativas (CONTAG, FETAGs e STTRs).
·
No incentivo para uma maior coesão e efetiva
capacidade de resposta dos (as) dirigentes, assessores (as) e lideranças do
MSTTR às demandas, desafios e perspectivas que estão postos para quem vive,
trabalha e produz no espaço rural brasileiro.
Em síntese, o presente documento parte do contexto histórico-político do
MSTTR, perseguindo dois focos: o binômio formação-organização e o Projeto
Alternativo (PADRSS). Em seguida aprofunda os principais aspectos da pedagógica
que se pretende implementar e consolidar: pressupostos, vertentes e princípios
norteadores. Aborda – enfim – a questão das estratégias e dos instrumentos de
uma gestão compartilhada do PPP, entre os quais se destaca a Escola Nacional de
Formação.
O documento se desdobra em 04 capítulos:
Capítulo I: Contextualização
histórico-política do MSTTR.
Nessa parte será feito um resgate da história do MSTTR, no contexto das
grandes transformações vivenciadas no espaço rural. Os focos desse resgate
serão dois, tendo ambos uma forte dimensão político-pedagógica:
·
O binômio formação-organização, visto como indivisível
e com pólos relacionados dialeticamente entre si.
·
A construção do Projeto Alternativo de
Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS - destacando sua
concepção e significado para a formação e organização dos trabalhadores/as
rurais.
Os dois focos são partes constitutivas do PPP da formação do MSTTR e
apontam a necessidade de construir e/ou consolidar a pedagogia para uma nova
sociabilidade. Esta pedagogia passará a ser objeto de estudo no capítulo
seguinte.
Capítulo II: Pedagogia para uma
Nova Sociabilidade.
Nesse capítulo trataremos dos principais aspectos da pedagogia de
formação que o PPP do MSTTR pretende consolidar. Explicitaremos:
·
Seus pressupostos.
·
Suas vertentes (formação programada e formação
na ação).
·
Princípios norteadores.
Tanto os pressupostos, como as vertentes e os princípios abordados
remetem, obrigatoriamente, para a projeção de estratégias e instrumentos que
favoreçam uma gestão compartilhada da Proposta Pedagógica do MSTTR, como
veremos a seguir.
Capítulo III: Estratégias e
Instrumentos para uma Gestão Compartilhada do PPP
Aqui serão abordadas, mais precisamente, as exigências do PPP no sentido
de assegurar uma maior organicidade e corresponsabilidade entre as instâncias
do MSTTR (STTR, FETAG, CONTAG).
A Escola Nacional de Formação se constituirá numa das estratégias que
visa dinamizar, ampliar e sistematizar os processos formativos do MSTTR. Este
será o objeto de estudo do capítulo final.
Capítulo IV: Linhas gerais da
ENFOC e de seu funcionamento
Este capítulo final pretende abordar aspectos relacionados diretamente
com a Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), detalhando o desenho
organizacional, com seus espaços políticos e administrativos, bem como, sua
estratégia formativa.
O presente documento pretende tornar-se efetivamente um instrumento
orientador e estimulador de novas práticas e experimentos
pedagógico-metadológicos, estabelecendo um permanente diálogo com a ação do
MSTTR. Desta forma, o texto deverá:
·
De um lado, se tornar uma oportunidade para
questionar e rever visões, atitudes e comportamentos.
·
Do outro, receber critica e observações, para
ser aprimorado, sempre avaliado, redimensionado e sistematizado, a partir das
próprias experimentações que tiver estimulado e consolidado.