Quarto dia do Curso Nacional de Formação da Enfoc

Quarto dia do Curso Nacional de Formação em Ação Sindical e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Enfoc, hoje (12/07) em Brasília, a reflexão sobre os modos de produção a 4ª turma aprofundou a reflexão sobre Formação Social e Projetos de desenvolvimento em disputa ao longo da história da humanidade.

Para contribuir neste momento, o educador popular e assessor da Contag Antenor Lima, foi o “timoneiro” de um passeio crítico sobre os modos de produção num intenso “ir e vir”, com analogias estimuladoras para  um \\\\\\\\\\\\\\\"olhar\\\\\\\\\\\\\\\" sobre a realidade atual.

“A herança colonial sedimentou-se na constituição de um país sustentado originalmente por uma estrutura produtiva vinculada à grande propriedade fundiária, dependente da monocultura para exportação e do trabalho escravo para a produção de riqueza. A sociedade que resultou dessa estrutura produtiva marcada pelo monopólio de terras e controle puramente coercitivo da mão-de-obra, muito dificilmente seria outra que não a de uma hierarquia social e econômica muito excludente”.

Márcio Pochmann

Menu Administrativo