I Módulo do Curso Estadual de Formação Social em Minas Gerais

img

Com o objetivo de formar educadores em concepção, prática sindical e metodologias, tendo como eixo principal o desenvolvimento rural sustentável, teve início nesta segunda-feira (17/09), em Belo Horizonte, e vai até a próxima sexta-feira (21/09), o primeiro módulo estadual do curso da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), com a participação de 40 alunos, representantes dos Polos Regionais da Fetaemg e Sindicatos de todas as regiões do Estado. A proposta do curso é formar multiplicadores para atuarem em seus municípios propondo uma nova prática sindical, como exemplo, a participação qualificada em espaços públicos.  Para o diretor de Formação Sindical da Fetaemg, Pedro Mário Ribeiro, a Enfoc tem dois princípios básicos: “a transformação da prática sindical e a emancipação do sujeito, levando ao trabalhador conhecimento para que ele seja capaz de exercer a sua cidadania.” 

Atuando em três níveis: estadual, regional e nacional A Escola Nacional de Formação da Contag completou em agosto seis anos de fundação. Desde que foi criada a Enfoc já formou em Minas três turmas, ou seja, aproximadamente 150 educadores já passaram pela Escola no Estado e hoje estão atuando em suas regiões levando aos trabalhadores novos conhecimentos da prática sindical. O diretor Pedro Mário Ribeiro diz que a cada nova turma que a Enfoc forma, são criados novos grupos de estudos sindicais ampliando assim, a atuação da Escola nas comunidades rurais. 

O curso acontece em três módulos tendo como eixos pedagógicos e temáticos: memória e identidade e pedagogia para uma nova sociabilidade; Estado, sociedade e ideologia; história, concepção e prática sindical; desenvolvimento rural sustentável e solidário. No primeiro módulo o tema é: Estado, sociedade e ideologia, quando é apresentada a história do Brasil e como o Movimento Sindical se insere nessa história. “Explicamos como era antes para tentar entender o hoje e como o Movimento Sindical vem construindo sua história para então, sabermos usar nossas “ferramentas” para atuarmos no presente e planejarmos o futuro, propiciando uma vida mais digna no campo.” Já no segundo módulo o dirigente explica que o olhar é para a prática sindical, enquanto lideranças que representam uma categoria, e por último, o terceiro módulo, quando é apresentado o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. 

O dirigente cita como resultados do curso de formação da Enfoc  a mudança de postura dos dirigentes sindicais, compreendendo o projeto político do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e levando esse conhecimento até os trabalhadores.

Menu Administrativo